A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO CONTEMPORÂNEO
Resumo
O artigo a ser apresentado trata da avaliação como um dos elementos essenciais para a aprendizagem escolar significativa, pretende conceituar a avaliação da aprendizagem, apresentar a avaliação na prática docente e mostrando os instrumentos de avaliação mais utilizados. Para fundamentação utilizou-se autores de renome como Luckesi (2011), Hoffman(2001), Libâneo (1994) entre outros. Procurando saber se a avaliação do ensinoaprendizagem que está sendo oferecida tem surtido efeitos positivos para a formação dos indivíduos. Colocando que os meios avaliativos usados na contemporaneidade dependem muito do professor regente e da forma que a instituição escolar é constituída. Utilizando de recursos bibliográficos qualitativos com pesquisas em anais de congressos, livros e artigos que conseguem expor a avaliação como um fator que consegue favorecer a aprendizagem dos estudantes tanto para avaliar o que já foi oferecido, quanto para buscar melhores metodologias educacionais que consigam realmente atender as necessidades e potencialidades dos discentes durante o processo.
Palavras-chave: Avaliação. Formação. Escola. Sujeito.
Texto completo:
PDFReferências
ANDRADE, A. R.; COSTA, F. S.; LIMA, N. C.; ROMÃO, G V S. desafios e perspectivas: o ensino de história no contexto pandêmico. In: TEODORO, J. V.; PINTO, I. M. (Org). Ações educativas em tempos de pandemia. Campo Grande: Editora Inovar, 2021.
BRASIL. M, da E,. (2018). Base Nacional Comum Curricular - Educação É A Base. Brasília. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ Acesso em: 29/08/2021.
FILHO, A. J. M.; RIBEIRO, S. Avaliação No Contexto Da Educação Infantil: Do Foco No Desenvolvimento Às Narrativas De Vida Cotidiana Com As Crianças. Revista Humanidade e Inovação, Palmas. v. 7 n. 29 (2020): Reavaliando a avaliação na educação infantil: abraçar a mudança – Seção: Artigos. Disponível em:https://orcid.org/0000-0003-
-2992. 2020
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa - 4° ed. – São Paulo:Atlas, 2002.
HOFFMANN. J. Avaliar para promover: as setas do caminho. 10° ed. Porto Alegre. Editora Mediação. 2001.
LIBÂNEO, J. C. Didática – São Paulo: Editora Cortez. 1994.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições. 22 ed. São Paulo. Editora Cortez. 2011.
NETO, A. L. G. C.; AQUINO, J. L. F. A avaliação da aprendizagem como um ato amoroso: o que o professor pratica? Educação em Revista, Belo Horizonte. V.25,n° 02, p.223-240, 2009.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281