MAPEAMENTO E USO DA LITERATURA TOCANTINENSE EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Rubens Martins da SILVA

Resumo


O objetivo deste artigo é divulgar informações a respeito da literatura tocantinense em escolas da educação básica. A problemática discutida resultou da execução do projeto de pesquisa denominado “entre cinzas, quatis e bordados: um estudo sobre o uso da literatura tocantinense em escolas da educação básica”. Os indicadores obtidos resultaram do mapeamento de obras da literatura tocantinense existentes em cinco escolas estaduais do munícipio de Araguaína-TO. Como produto científico, o artigo apresenta sugestões de uso das obras literárias tocantinenses a partir da sugestão de elaboração de roteiros de estudo em razão do distanciamento social motivado pela Covid-19, bem como pela dinâmica de oferta do ensino hibrido. A discussão a respeito da epistemologia da literatura tocantinense ancorou-se em autores que discutem a formação do leitor e a prática do letramento literário. À guisa reflexiva, a pesquisa evidenciou que a literatura tocantinense precisa fazer parte dos estudos literários na mesma proporcionalidade que as obras categorizadas como clássicas.

Palavras-chave: Literatura tocantinense. Roteiros de estudo. Letramento literário.


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Referências


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