MAPEAMENTO E USO DA LITERATURA TOCANTINENSE EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O objetivo deste artigo é divulgar informações a respeito da literatura tocantinense em escolas da educação básica. A problemática discutida resultou da execução do projeto de pesquisa denominado “entre cinzas, quatis e bordados: um estudo sobre o uso da literatura tocantinense em escolas da educação básica”. Os indicadores obtidos resultaram do mapeamento de obras da literatura tocantinense existentes em cinco escolas estaduais do munícipio de Araguaína-TO. Como produto científico, o artigo apresenta sugestões de uso das obras literárias tocantinenses a partir da sugestão de elaboração de roteiros de estudo em razão do distanciamento social motivado pela Covid-19, bem como pela dinâmica de oferta do ensino hibrido. A discussão a respeito da epistemologia da literatura tocantinense ancorou-se em autores que discutem a formação do leitor e a prática do letramento literário. À guisa reflexiva, a pesquisa evidenciou que a literatura tocantinense precisa fazer parte dos estudos literários na mesma proporcionalidade que as obras categorizadas como clássicas.
Palavras-chave: Literatura tocantinense. Roteiros de estudo. Letramento literário.
Texto completo:
PDFReferências
BOGO, Fidêncio. O quati e outros contos. – Palmas, TO: s.e, 2001.
BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. 43. ed. – São Paulo: Cultrix, 2006.
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. In: _______. Textos de intervenção. São Paulo: Duas cidades; Ed. 34, 2002, p. 77-92.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
COSSON, Rildo. Letramento literário. – São Paulo: Contexto, 2007.
EAGLETON, Terry. Introdução: o que é literatura? In: ___Teoria da literatura: uma introdução. Trad. Waltensir Dutra. SP: Martins Fontes, 2006.
FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281