ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DE PACIENTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: ENFRENTANDO DESAFIOS
Resumo
Torna-se essencial que o cirurgião obtenha sucesso na comunicação com o paciente com deficiência auditiva, possibilitando que o paciente possa compreender todo o passo a passo do tratamento odontológico proposto e para que o profissional possa concluir um diagnóstico correto e orientar o paciente sobre o planejamento, para isso, o dentista deve aprender ao menos os sinais básicos de comunicação não verbal através da língua brasileira de sinais (LIBRAS). Diante disso, o objetivo desse estudo é abordar as dificuldades de comunicação entre pacientes surdos e cirurgiões-dentistas durante o atendimento odontológico, discorrendo a importância do atendimento humanizado e identificando os principais métodos que auxiliem na comunicação entre esses e a equipe odontológica. Realizou-se uma revisão de literatura, onde utilizou pesquisas de artigos científicos, como: PUBMED, Google acadêmico, SCIELO. Nota-se que diante da pesquisa realizada, que a comunidade surda enfrenta obstáculos no seu dia a dia e no atendimento odontológico há uma dificuldade do profissional ao atendê-lo, necessitando na maioria dos casos a presença de um intérprete e essa falta de conhecimento causa constrangimentos ocasionando ansiedade e medo ao paciente. É necessário o conhecimento sobre as especificidades linguísticas e culturais da comunidade surda, a fim de promover um atendimento de inclusão e humanizado.
Palavras-Chave: Barreiras de Comunicação. Línguas de sinais. Perda auditiva. Pessoas com deficiência auditiva.
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PDFReferências
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ISSN 2526-4281