A PESQUISA ETNOGRÁFICA NO CONTEXTO INDÍGENA APINAJÉ

Severina Alves Almeida, Francisco Edvirges Albuquerque, Rosineide Magalhães Sousa, Angela Maria Silva, Renato Reis Ferreira

Resumo


Este artigo delineia os trâmites metodológicos na condução de um trabalho que vem se realizando nas
aldeias indígenas Apinajé “São José e Mariazinha”. Os Apinajé são um povo indígena integrante do Tronco
Macro-Jê, pertencem à Família Linguística Jê e habitam nas terras Apinajé situadas no extremo norte do
estado do Tocantins, numa zona de transição entre o Cerrado e a Amazônia, na região do Bico do Papagaio.
O objetivo da pesquisa é estudar, conhecer e analisar o processo de formação dos professores de
alfabetização intercultural e bilíngue das escolas indígenas Apinajé “Matyk e Tekator”, com ênfase no
Professor de Língua Materna. Através de uma proposta metodológica Transdisciplinar, acionamos os
pressupostos que tratam das pesquisas qualitativa, etnográfica e participante, tanto no contexto da
antropologia social quanto da etnografia educacional. Discorremos sobre a pesquisa etnográfica, suas fases,
procedimentos e técnicas, elegendo a observação participante como um dos procedimentos vitais da
etnografia no contexto escolar Apinajé. Nessa mesma direção, agrupamos a entrevista semidirigida
enquanto técnica que promove a interação e a microanálise etnográfica como aporte facilitador no
momento da análise e interpretação dos dados, na realidade específica da Sociedade Indígena Apinajé.

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JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281