A PESQUISA ETNOGRÁFICA NO CONTEXTO INDÍGENA APINAJÉ
Resumo
Este artigo delineia os trâmites metodológicos na condução de um trabalho que vem se realizando nas
aldeias indígenas Apinajé “São José e Mariazinha”. Os Apinajé são um povo indígena integrante do Tronco
Macro-Jê, pertencem à Família Linguística Jê e habitam nas terras Apinajé situadas no extremo norte do
estado do Tocantins, numa zona de transição entre o Cerrado e a Amazônia, na região do Bico do Papagaio.
O objetivo da pesquisa é estudar, conhecer e analisar o processo de formação dos professores de
alfabetização intercultural e bilíngue das escolas indígenas Apinajé “Matyk e Tekator”, com ênfase no
Professor de Língua Materna. Através de uma proposta metodológica Transdisciplinar, acionamos os
pressupostos que tratam das pesquisas qualitativa, etnográfica e participante, tanto no contexto da
antropologia social quanto da etnografia educacional. Discorremos sobre a pesquisa etnográfica, suas fases,
procedimentos e técnicas, elegendo a observação participante como um dos procedimentos vitais da
etnografia no contexto escolar Apinajé. Nessa mesma direção, agrupamos a entrevista semidirigida
enquanto técnica que promove a interação e a microanálise etnográfica como aporte facilitador no
momento da análise e interpretação dos dados, na realidade específica da Sociedade Indígena Apinajé.
aldeias indígenas Apinajé “São José e Mariazinha”. Os Apinajé são um povo indígena integrante do Tronco
Macro-Jê, pertencem à Família Linguística Jê e habitam nas terras Apinajé situadas no extremo norte do
estado do Tocantins, numa zona de transição entre o Cerrado e a Amazônia, na região do Bico do Papagaio.
O objetivo da pesquisa é estudar, conhecer e analisar o processo de formação dos professores de
alfabetização intercultural e bilíngue das escolas indígenas Apinajé “Matyk e Tekator”, com ênfase no
Professor de Língua Materna. Através de uma proposta metodológica Transdisciplinar, acionamos os
pressupostos que tratam das pesquisas qualitativa, etnográfica e participante, tanto no contexto da
antropologia social quanto da etnografia educacional. Discorremos sobre a pesquisa etnográfica, suas fases,
procedimentos e técnicas, elegendo a observação participante como um dos procedimentos vitais da
etnografia no contexto escolar Apinajé. Nessa mesma direção, agrupamos a entrevista semidirigida
enquanto técnica que promove a interação e a microanálise etnográfica como aporte facilitador no
momento da análise e interpretação dos dados, na realidade específica da Sociedade Indígena Apinajé.
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JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281