FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DE CASO DO CURSO DE LETRAS DE ARAGUATINS DA UNITINS
Resumo
Os egressos de uma instituição de ensino representam um elo da interação entre a instituição de ensino, o mercado de trabalho, e a comunidade da qual faz parte. Questões como a qualidade da formação, a adequação do currículo às necessidades das organizações, da sociedade e também as dificuldades encontradas para a obtenção de emprego podem ter respostas mais elucidativas a partir do feedback dos alunos egressos. Nesse contexto, este trabalho tem o objetivo de discutir a formação inicial do professor de língua portuguesa, suas habilidades linguísticas e de formação para o mercado de trabalho, revelando os desafios docentes no século XXI e a percepção do seu perfil de formação, durante sua trajetória acadêmica de formação e atuação pedagógica. A metodologia é de cunho bibliográfico e qualitativo através de um estudo de caso, sendo um recorte de uma pesquisa com os egressos do Curso de Letras da Unitins dos anos de 2018 a 2021. Desse modo, o trabalho fundamenta-se nas teorias de importantes autores: tais como: Saviani (2011), Soares (2002), assim como a Base Nacional Comum Curricular (2018). Como resultados esperamos não somente contextualizar o curso de Letras do campus de Araguatins assim como descrever sua importância e relevância para a formação superior na perspectiva do olhar e fala do egresso, imbricando sua formação inicial, expectativas e rumos profissionais durante seu contexto universitário, apontando sugestões para a melhoria do seu curso.
Palavras-chave: Formação docente. Língua portuguesa. Egressos.
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