INTRAEMPREENDEDORISMO: UM ESTUDO NOS SETORES FINANCEIROS E DE VENDAS NAS CONCESSIONÁRIAS DE ARAGUAÍNA

Gabriella Siqueira GAMA, Paulo Augusto Morais NEGRES

Resumo


Este estudo visa analisar o perfil intraempreendedor nas concessionárias de veículos nas cidades de Araguaína. Tem o objetivo de estudar e entender sobre o perfil intraempreendedor; descrever as qualidades e comportamentos apontados na pesquisa; analisar os fatores que levam a satisfação ou insatisfação no mercado e divulgar os resultados encontrados para valorização e capacitação do perfil. Este estudo foi desenvolvido com bases bibliográficas especializadas no tema e abordagem qualitativa descritiva, feita via formulários no Google forms em diversas empresas do ramo de veículos na cidade de Araguaína. Dentre os resultados apontam que os profissionais se consideram intraempreendedores, e que aproximadamente 56% deles sentem-se valorizados pela empresa e pelos seus líderes. O estudo pode concluir que 75% dos entrevistados apontaram que nunca foram promovidos, ou receberam apenas uma promoção.

Palavras chave: Intraempreendedor. Concessionárias. Valorização. Capacitação.


Texto completo:

PDF

Referências


AMORIM, Maria. Empresarial, corporativo, público e social: os quatro contextos do empreendedorismo. O Globo, 2014. Disponível em:

https://oglobo.globo.com/economia/emprego/empreendedorismo/empresarial-corporativopublico-social-os-quatro-contextos-do-empreendedorismo-12271182. Acesso em: 20 de junho de 2022.

BOM ANGELO, Eduardo. Empreendedor Corporativo: A nova postura de quem faz a diferença. 10° ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

DORNELAS, José. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 6° ed. São Paulo: Atlas, 2016.

FERNANDES, Regina. Tipos de Empreendedores: Qual é o seu? Saiba mais e se identifique aqui. Capital Social, 2018. Disponível em: https://capitalsocial.cnt.br/tipos-deempreendedores/. Acesso em: 20 de junho de 2022.

MENDES, Jerônimo. Manual do Empreendedor: Como Construir um Empreendimento de Sucesso. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SARKAR, Soumodip. O empreendedor inovador: Faça diferente e conquiste seu espaço no mercado. 1 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281