AS POSSÍVEIS CAUSAS DO SOFRIMENTO PSÍQUICO DURANTE A FORMAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
Resumo
Pouco é discutido sobre o adoecimento psíquico dentro das instituições de ensino superior, este ambiente é visto como acolhedor e provedor da realização de sonhos. No entanto, alunos têm enfrentado dificuldades, dentre elas conseguir conciliar o trabalho, vida social e familiar juntamente com os estudos, causando preocupação por vezes, que se tornam geradoras de ansiedade e pensamentos de medo. A subjetividade de cada ser contribui para que estes tenham formas de reagir de diversas maneiras, algumas formas de enfrentamento podem afetar fisicamente e psicologicamente a vida do sujeito. Ressaltando a visão de que
a sociedade tem para com o estudante de psicologia, pontuando que este também está sujeito a passar por enfrentamentos e que suas emoções são válidas e precisam ser trabalhadas com o profissional de psicologia. O apoio psicológico além do familiar durante esta etapa da vida é de suma importância, mas muitos estudantes não contam com uma rede de apoio, a faculdade como instituição que visa à formação de um profissional instruído e com atributos para enfrentar o mercado de trabalho, deveria investir em apoio psicológico para estes. Este trabalho tem como foco relatar as principais causas do adoecimento psíquico no decorrer da formação do ensino superior, ressaltando a importância da psicologia ser inserida neste contexto.
Palavras-chave: Ansiedade. Apoio. Futuro.
Texto completo:
PDFReferências
CASTILLO, A. R. G. L. RECONDO, R., ASBAHR, F. R., & MANFRO, G. G.
Transtornos de ansiedade. Revista Brasileira de Psiquiatria, 2000 Disponível em Acesso em: 09/10/2022.
COELHO, C. L. S; ÁVILA, L. A. Controvérsias sobre a somatização. São José do Rio Preto- SP, 2006.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.
JOCA, S. R. L; PADOVAN, C. M.; GUIMARÃES, F. S. Estresse, depressão e hipocampo. São Paulo-SP, 2003.
MORETTI, F.; HÜBNER, Maria. O estresse e a máquina de moer alunos do ensino superior: vamos repensar nossa política educacional?. Rev. Psicopedagogia. São Paulo-SP, 2017.
PADOVANI, R. C.; NEUFELD. C. B. Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Santos-SP, 2014.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281