UMA ANÁLISE SOBRE A (DES) MOTIVAÇÃO DO ALUNO E DA INSTITUIÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO EXAME DO ENADE

Jocirley de OLIVEIRA, Hildeglan Carneiro de BRITO, Tullio da Silva MARINHO

Resumo


No Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável por promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o sistema educacional do país. Dentre as várias avaliações que realiza, o Inep aplica o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). A partir das análises dos dados produzidos pela aplicação desse exame, é possível observar o desempenho tanto do estudante quanto das
instituições e, assim, calcular indicadores de qualidade que, dentro de um contexto, oportunizarão decisões de melhorias do processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho apresenta uma análise do exame com foco no processo de desmotivação e motivação apresentadas pelos estudantes e IES – Instituições de Ensino Superior no processo avaliativo. No que diz respeito à metodologia, a pesquisa foi bibliográfica e seguiu a abordagem qualitativa. Articulando as pesquisas realizadas, construíram-se reflexões sobre o tema. Chegou-se à conclusão que a maioria dos alunos não se sente motivada para realizarem o exame e as IES não conseguem demonstrar para os discentes o quanto é importante a participação no processo avaliativo.

Palavras-Chave: Enade. Desmotivação. Motivação.


Texto completo:

PDF

Referências


AFONSO, A. J. Avaliação educacional: regulação e emancipação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2009. ARAGÃO, J. E. de O. S.; BERTAGNA, R. H. Políticas Públicas de Avaliação do Ensino Superior: tateando um conceito de qualidade da educação. Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 4, n.7, p. 237-248, ago. /dez. 2012.

ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013.

BRASIL. INEP. http://enade.inep.gov.br. Acesso em: 12/03/2023.

BRASIL. PORTARIA NORMATIVA 840, de 24 de agosto de 2018, retificada em 31 de agosto de 2018. Acesso em: 12/03/2023.

BRASIL. SINAES. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. 5. ed. Brasília: INEP, 2009.

CUNHA, M. I. da et al. As políticas públicas de avaliação e docência: impactos e repercussões. In: CUNHA, M.I. da (Org.). Formatos avaliativos e concepção de docência. Campinas: Autores Associados, 2005.

DIAS SOBRINHO, J. Avaliação da educação superior. Petrópolis: Vozes, 2000.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas,2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281