A TRADIÇÃO ORAL JAVAÉ: (RES)SIGNIFICAÇÃO DO TEMPO E VÍNCULOS SOCIAIS

Marcilene de Assis Alves ARAUJO, Solange Cavalcante de MATOS, Sofia Mara de SOUZA, Edna Maria Cruz PINHO, Keyliane dos Anjos LEITÃO, Luiz Fernando Macedo de ARAÚJO

Resumo


Esse trabalho parte dos princípios brasileiros da interculturalidade para a educação escolar indígena, sendo uma contribuição para a manutenção da língua e da cultura, com foco na produção de oficinas pedagógicas, visando a promoção da educação escolar indígena específica, diferenciada, intercultural, bilíngue e transdisciplinar. As narrativas indígenas constituem-se de um gênero que agrega as histórias, mitos, ritos, os quais caracterizam-se como forma de resgatar a cultura local de cada povo. Elas sempre estiveram presentes em todas as sociedades, de forma oral e esse artigo propõe o registro dessas narrativas na modalidade escrita da Língua Portuguesa e Língua Javaé (iny ribé), como estratégia de constituição de material de uso pedagógico na Escola Indígena Tainá, aldeia Canuanã. As narrativas orais são importantes formas de transmissão de conhecimento da cultura, logo trazer essas narrativas indígenas para o contexto escolar é uma forma de fortalecer a língua oral e escrita e, consequentemente, a cultura e os saberes desses povos.

Palavras-chave: Narrativas indígenas. Interculturalidade. Letramento. Povo Javaé.


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