EUTANÁSIA: O DIREITO À VIDA E O DIREITO À MORTE À LUZ DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS
Resumo
O objeto do presente estudo, a eutanásia, é de grande valia para toda a sociedade, visto a sua larga discussão especialmente em relação ao princípio da dignidade da pessoa humana, onde há um conflito entre o direito à vida e o direito a morte. Consiste em um ato, em que um indivíduo em situação de doença incurável ou estado terminal, alcança a morte sem sofrimento ou dor. Deste modo, a presente pesquisa, tem como escopo, explanar acerca dos fundamentos/argumentos usados para permitir ou vedar tal prática, bem como o direito de viver e o possível direito de morrer com dignidade. Para tanto, foi utilizado o método de pesquisa dedutivo, a pesquisa bibliográfica, com consultas em obras doutrinárias, trabalhos acadêmicos e artigos científicos, bem como a pesquisa documental. Será analisado os pontos constitucionais para que se alcance o objetivo traçado.
Palavras-chave: Direito à morte. Eutanásia. Dignidade da pessoa humana
Texto completo:
PDFReferências
ADONI, André Luís. Bioética e biodireito: aspectos gerais sobre a eutanásia e o direito à morte digna. Revista dos Tribunais. São Paulo, ano 9, volume. 818, 2003.
BARROSO; Luiz Roberto; MARTEL, Letícia de Campos Velho. A morte como ela é: dignidade e autonomia individual no final da vida. In: GOZZO, Débora; LIGIERA, Wilson Ricardo. Bioética e direitos fundamentais. São Paulo: Saraiva, 2012.
BITTENCOURT, Lameira. Eutanásia (Dissertação para Concurso). Belém: 1939. Vida, n. 13. Revista dos Tribunais, São Paulo, n. 797, mar. 2002.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Decreto-Lei 2.848, de 07 de dezembro de 1940. Código Penal. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 31 dez. 1940.
CAMPOS, Patrícia Barbosa; MEDEIROS, Guilherme Luiz. A Eutanásia e o Princípio Constitucional da Dignidade da Pessoa Humana. Revista Eletrônica Direito, Justiça e Cidadania – Volume 2 – nº 1 – 2011. Disponível em: http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes/pdfs/pat
ricia_drt_20111.pdf. Acesso em: 24 abril. 2023.
CAPUTO, Rodrigo Feliciano. O homem e suas representações sobre a morte e o morrer: um percurso histórico. Saber Acadêmico, n. 6, dez. 2008.
CARLIN, Volnei Ivo. Ética e bioética: novo direito e ciências médicas. Florianópolis: Terceiro Milênio, 1998.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281