A IMPORTÂNCIA DA BIOÉTICA E DO BIODIREITO

Waniere Souza FERNANDES, Nádia Regina Stefanine MILHOMEM

Resumo


Este artigo científico tem como objetivo analisar o campo da manipulação genética em humanos, utilizando técnicas para modificar o material genético, células ou organismos com objetivo de eliminar uma doença genética ou hereditária. Portanto, será evidenciada a importância do tema à luz da bioética e do biodireito, isso porque a bioética atua de formas de manipulação genética busca apenas o bem-estar social, respeitando seus desejos, crenças e valores. O biodireito seria mais atuante na positivação jurídica, permitindo ou proibindo ações profissionais e estabelecendo limites ético-legais. Também precisa trazer para conhecimento de todos os potenciais positivos e negativos desta técnica, a sociedade não deve ficar indiferente a este problema porque eles próprios são possíveis as consequências se for usado pelos motivos errados. Assim é importante que todos estejam cientes do problema e preocupados com o bem-estar o que está em jogo, a vida humana, porque ela deve ser protegida acima de tudo. Sobre desenvolvimento utilizará pesquisa bibliográfica de um pesquisando livros, artigos, jornais e direito em busca de conhecimento disponível sobre o assunto de estudo e suas teorias e o método utilizado será dedutivo porque começará a partir de espaços gerais, depois passará por estudos que concluam que essa manipulação que não pode ser usada isolados entre os especialistas da área, é preciso que a bioética e o biodireito operem em juntamente com ele para que seja utilizado de forma ética e garantindo o respeito vida humana.

Palavras-chave: Bioética. Biodireito. Medicina.

 


Texto completo:

PDF

Referências


CONTI, Matilde Carone Slaibi. Ética e Direito na Manipulação do Genoma Humano. Rio de Janeiro: Editora Forense. 2001.

CLEMENTE, Ana Paula Pacheco (Org.) Bioética: um olhar transdisciplinar sobre os dilemas do mundo contemporâneo. Belo Horizonte: Bioconsulte, 2004.

CADERNOS CREMESP. Ética em ginecologia e obstetrícia. 4ª ed. Organ

ização de Krikor Boyaciyan. São Paulo: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, 2011. Acessado em 20-jan-2023. https://sogirgs.

org.br/area-do-associado/etica-emginecologia-e-obstetricia.pdf.

DINIZ, Maria Helena. O estado atual do biodireito. 9ª ed. São Paulo: Saraiva; 2014. GOMES, Celeste Leite dos Santos Pereira e SORDI, Sandra. A era genômica. In. SANTOS, Maria Celeste Cordeiro Leite (Org.). Biodireito: ciência da vida, os novos desafios. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001. Acessado em 20-jan-2023.

GOODFIELD, June. Brincando de Deus: A Engenharia Genética e a manipulação da vida. 12 ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981. Acessado em 20-jan-2023.

GUIMARÃES, Julian Batista. Poderá a técnica genética transformar nossa auto compreensão ética? Considerações a partir de Jurgen Habermas. Tese (Mestrado em Filosofia) – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Minas Gerais, 2014. Acessado em 20-jan-2023.

JÚNIOR, Enéas Castilho Chiarini. Noções introdutórias sobre Biodireito. Revista Âmbito Jurídico, 2004. Acessado em https://ambitojuridic

o.com.br/edicoes/revista18/nocoes-introdutorias-sobre-biodireito/ Acessado em 20-jan-2023.

JUNQUEIRA, Cilene Rennó. Bioética. Dissertação (especialização) – Universidade Federal de São Paulo. p. 8. São Paulo, 2012. MORGATO, Melissa Cabrini. Bioética e Direito: limites éticos e jurídicos na manipulação do material genético humano. São Paulo: Letras Jurídicas, 2011. Acessado em 20-jan-2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281