A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO NÃO ESCOLAR
Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir a atuação do Pedagogo no Espaço não Escolar, considerando as áreas e possibilidades de atuação, suas contribuições e desafios. A problemática aqui apresentada levanta o seguinte questionamento: Quais as possibilidades de atuação do pedagogo no espaço não escolar? Este trabalho justificase por sua relevância e esperamos contribuir com pesquisas que envolvam a temática e para desmistificação em relação a atuação do pedagogo em espaço não escolar, despertar o interesse dos indivíduos que almejam se profissionalizar nesta área, mas não se limitando somente a sala de aula, abrindo então um conjunto de possibilidades e inúmeras opções para o exercício. A pesquisa se configura como qualitativa, descritiva, subsidiada pela pesquisa bibliográfica, através de livros, artigos científicos em periódicos, entre outros. Os principais teóricos utilizados como: Libâneo (2001), Silva (2018), Sales (2013), Falco (2017), entre outros. Fica evidencia que o mercado de trabalho está cada vez mais amplo, diversificado e seletivo para o profissional pedagogo, podendo atuar em várias instâncias da prática educativa em diferentes espaços não escolares, desde empresas, hospitais e repartições públicas, entidades do terceiro setor, Organizações não Governamentais -Ongs, igrejas, espaços lúdicos, museus, entre outros.
Palavras-chave: Pedagogia. Espaço não escolar. Desafios
Texto completo:
PDFReferências
CAMPOS, Tayane Ferreira do Amaral. Pedagogia social: desafios e possibilidades do pedagogo no Centro de referência de assistência social (CRAS) no município de Ipixuna do Pará. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Pará, Faculdade de Pedagogia. Mãe do Rio/PA. Disponível em:
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/965. Acesso em:01/11/2022.
COSTA, Antônio Carlos Gomes da. Fundamentos teóricos e metodologias da pedagogia social no Brasil. In: 1º Congresso Internacional. Pedagogia Social. Brasil março, 2006. Disponível
em:http://www.proceedings.scielo.br/scielo.phppid=MSC0000000092006000100007&script=sci_arttext. Acesso em: 25/10/2022.
COSTA, Vilze Vidotte; PIO, Camila Aparecida; BESSA, Dayane Virginia Batista; SOUZA,Lilian Amaral da Silva. Pedagogia em espaço escolares e não escolares. Editora e Distribuidora Educacional S.A. Londrina/PR. 2018. Disponível em:https://s3.amazonaws.com/cmklscontent/LIVROS_UNOPAR_AEDU/Pedagogia%20em%20Espa%C3%A7os%20Escolares%20e%20n%C3%A3o%20Escolares.pdf. Acesso em: 20/01/2023.
DIAS, Maria Madalena Tenório da Silva; RODRIGUES, Karina Gomes. Pedagogia hospitalar: o pedagogo e suas práticas educativas em espaços não escolares. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - XIII EDUCERE: Formação de professores: Contextos, Sentidos e Práticas. 2017, Curitiba (PR). Pontifícia Universidade Católica do
Paraná. p. 21256- 21264. ISSN 2176-1396. Disponível em:
https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23541_13120.pdf. Acesso em 31/01/2023.
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, (RJ). v.14, n.50, p. 27-38, jan./mar. 2006. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/ensaio/a/s5xg9Zy7sWHxV5H54GYydfQ/?format=pdf〈=pt. Acesso em: 12/03/2023.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos: inquietações e buscas. Educar. Curitiba (PR). Nº17. p.153-176. 2001, Editora da UFPR. Disponível em:https://www.scielo.br/j/er/a/xrmzBX7LVJRY5pPjFxXQgnS/?format=pdf〈=pt. Acesso em: 17/01/2023.
MELO, Damaris Caroline Quevedo de; LIMA, Vanda Moreira Machado. PROFESSOR NA PEDAGOGIA HOSPITALAR: ATUAÇÃO E DESAFIOS. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente/SP, v. 12, n. 2, p.144-152, abr/jun 2015. DOI:10.5747/ch.2015.v12. n2. h213. Universidade Estadual Paulista – FCT/UNESP, Curso de Pedagogia. Disponível em:
file:///C:/Users/farll/Downloads/Desafios%20da%20Pedagogia%20Hospitalar.pdf. Acesso em: 20/02/2023.
MENEZES, Cinthya Vernizi Adachi de. Rumos de uma política pública. In:
Escolarização Hospitalar: educação e saúde de mãos dadas para humanizar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281