A EVASÃO ESCOLAR E OS SEUS IMPACTOS NA VIDA DO ALUNO – NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Emmily Cavalcante de SOUSA, Gabriela Silva LIMA, Izidorio Paz FERNANDES NETO

Resumo


O artigo trata sobre a evasão escolar e os seus impactos na vida do aluno- nos anos finais do ensino fundamental, buscando entender as suas principais causas que fazem com que o sistema brasileiro sofra alterações no meio educacional. Sendo assim, o estudo traz para os estudantes as principais causas e também possíveis soluções para amenizar os impactos da evasão escolar na vida do aluno e diante desse contexto surgiu a seguinte problemática: quais os fatores que contribuem para a evasão escolar – nos anos finais do ensino fundamental? Com isso, apresenta-se também algumas metodologias que as instituições podem utilizar, a frente desta ausência escolar dos alunos. Em busca dessa investigação e diante das referidas informações, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, pois é baseada em autores que estudaram sobre o tema, a mesma é de cunho qualitativo, onde se baseia na interpretação das pesquisas que foram coletadas para enriquecer as ideias dos estudantes e também do presente trabalho.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL et al. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/. Acesso em: 24 de abril de 2023.

BRASIL et al. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, 1997.

DA SILVA, M. J. D. As causas da evasão escolar: estudo de caso de uma escola pública de Ensino Fundamental no município de Acará–PA. Ciências, v. 2, n. 6, 2015.

DE FRANÇA PAZ, E. V. et al. EVASÃO ESCOLAR: PRINCIPAIS MOTIVOS. Revista IberoAmericana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 3, p. 1750-1754, 2022.

DE SENA FERNANDES, S. A. Sociologia E Ensino Remoto: Uma Análise De Narrativas Estudantis Sobre O Isolamento Social Em Uma Escola Pública Do Interior Paulista.

DE SOUSA, A. S.; DE OLIVEIRA, G. S.; ALVES, L. H. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 43, 2021.

DE SOUZA, S. E.; DE GODOY DALCOLLE, G. A. V. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. Arq Mudi. Maringá, PR, v. 11, n. Supl 2, p. 110-114p, 2007.

DOS REIS GONÇALVES, J. R. F. Bullying: o comportamento violento no âmbito escolar, sua interferência no processo de aprendizagem e o papel da família na dissolução desse conflito. Revista Jurídica Cesumar-Mestrado, v. 16, n. 1, p. 9-24, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281