UMA REFLEXÃO A CERCA DOS MÉTODOS E DA DIDÁTICA UTILIZADA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PRIMEIRO E SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTALI

Elaine Sabrina Brito NOLETO, Izidorio Paz FERNANDES NETO

Resumo


O presente trabalho refere-se ao processo de alfabetização nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental I. O presente estudo teve como objetivo geral discutir os diferentes métodos e abordagens referentes à alfabetização. Além de, compreender o processo da alfabetização e a importância da leitura e escrita; conhecer os métodos de alfabetização e como funcionam; destacar o papel fundamental do professor alfabetizador nos anos iniciais do ensino fundamental. O tipo de pesquisa realizada foi uma Revisão de Literatura, onde foram pesquisados livros, dissertações e artigos científicos. Houve a coleta de dados nas principais plataformas digitais de cunho científico e confiável, como, Google acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SCIELLO). O método de revisão bibliográfica do estudo incide no procedimento de investigação como pesquisa qualitativa e descritiva.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, V. F. & FARAGO, A. C. (2014). A importância do letramento nas séries iniciais. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade. Bebedouro-SP. 1 (1).

DIAS, I. P.et al. (2021). Letramento na educação infantil. Seminário de Estágio Supervisionado do Campus Anápolis de CSEH-UEG: as decisões nas políticas publicas nacionais, estaduais e institucionais com reflexos na formação profissional.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 26. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Métodos de alfabetização, métodos de ensino e conteúdos da alfabetização: perspectivas históricas e desafios atuais. Revista Educação. Santa Maria. Vol. 32. n.1. p. 21-39. 2007.

FREIRE, Paulo; MACEDO, Ronaldo. Alfabetização: leituras do mundo, leituras da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

GRISI, Rafael. O ensino da leitura: o método e a cartilha. São Paulo: Imprensa INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA FACULDADE GUARAÍ CURSO DE PEDAGOGIA Oficial do Estado, 1946.

KISHIMOTO, I. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281