BARBIE: ANÁLISE FÍLMICA SOB A ÓTICA DE VYGOTSKY

Ana Letícia Guedes Pereira, Gabriela da Costa Neto, Maria Sandra Araújo Leite

Resumo


O presente artigo teve como objetivos compreender se a boneca Barbie contribui na disseminação de ideias relacionadas a superioridade de um modelo de corpo ideal e ainda como a boneca pode ser inserida no desenvolvimento infantil em relação a maneiras de se expressar e pertencer a cultura na qual as crianças estão inseridas. Para realização do mesmo foi adotada a metodologia da análise fílmica, que leva em conta aspectos internos e externos ao filme. Duas personagens são ressaltadas, a Barbie Estereotipada e a Barbie Estranha. Como referencial teórico foram utilizados os estudos de Vygotsky (1984) sobre zona de desenvolvimento proximal. Por meio dos resultados e discussões verificou-se que o filme Barbie reflete pressões estéticas e um padrão de beleza que pode afetar negativamente a autoestima das crianças. Além disso, as experimentações realizadas na boneca denominada Barbie Estranha ressaltam a necessidade de proporcionar às crianças brinquedos que possam estimular a imaginação e a criatividade.

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Referências


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