O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Edivani Soares da SILVA, Simara de Sousa MUNIZ

Resumo


O presente artigo tem como objetivo discutir o autismo na educação infantil e suas implicações na aprendizagem. O autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento da comunicação, interação social e comportamento. Na educação infantil, as crianças com autismo podem apresentar desafios específicos que exigem abordagens diferenciadas para promover seu desenvolvimento e aprendizagem. É fundamental que os educadores compreendam as características do autismo e estejam preparados para criar um ambiente inclusivo e adaptado às necessidades individuais dessas crianças. O tema justifica-se por considerar o assunto em questão, muito importante para a sociedade, que convive com essas crianças, pois é de fundamental importância ter um olhar mais criterioso para essa parcela da população. A pesquisa é qualitativa, básica, descritiva e bibliográfica, realizada a partir de artigos selecionados aleatoriamente em livros e revistas especializadas. O referencial teórico está embalado nos trabalhos de Almeida et. al. (2018), Benute (2020), Stump (2013), entre outros autores. O processo de aprendizagem de crianças com autismo na educação infantil é desafiador, mas repleto de oportunidades. A compreensão das características do autismo na infância, a implementação de estratégias educacionais inclusivas e a colaboração entre profissionais da educação e famílias são elementos essenciais para o sucesso. Com este estudo almejamos poder contribuir com o desenvolvimento e aprendizado das crianças com TEA.

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Referências


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