APLICAÇÕES DE IMAGENS DE SATÉLITE PARA O MONITORAMENTO DE ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Wallysson Miranda SANTOS, Fernando Gomes LIMA, Rosangela Aparecida Pereira de OLIVEIRA

Resumo


Este estudo aborda o uso de imagens de satélite no monitoramento de Áreas de Preservação Permanente (APPs), considerando a relevância dessas áreas para a conservação ambiental. O problema da pesquisa se concentra em como as imagens de satélite podem ser efetivamente utilizadas no monitoramento de APPs e quais desafios e oportunidades estão associados a essa abordagem. O objetivo geral é fornecer uma revisão abrangente do estado atual do uso de imagens de satélite no monitoramento de APPs, destacando abordagens, desafios e tendências. Para isso, uma metodologia envolve uma revisão bibliográfica multidisciplinar, incluindo ecologia, geoinformática e ciência da terra. Os resultados desenvolveram a evolução tecnológica significativa no sensoriamento remoto, possibilitando imagens de alta resolução espacial e espectral, fundamentais para um monitoramento eficaz das APPs. A integração com Sistemas de Informações Geográficas (SIG) também se mostrou crucial. Conclui-se que o uso de imagens de satélite é fundamental para a conservação das APPs, contribuindo para a mitigação de desastres naturais e a tomada de decisões informadas. Os resultados são relevantes tanto para a ciência quanto para a sociedade, oferecendo oportunidadespara pesquisas futuras, como o aprimoramento da precisão do monitoramento e a investigação de impactos das atividades industriais. Portanto, esta pesquisa fornece uma base sólida para o desenvolvimento contínuo de práticas de gestão e conservação dessas áreas críticas para o meio ambiente e para as futuras gerações.

Palavras-chave: Imagens de Satélite. Áreas de Preservação Permanente (APPs); Monitoramento Ambiental. Sensoriamento Remoto.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei Federal nº 12.651: Novo Código Florestal. Brasília: [s.n.], 2012.

CAMARA, G., SOUZA JR, C., FREITAS, UM, GARRIDO, J. (2001). SPRING: Integração de sensoriamento remoto e GIS por meio de modelagem de dados orientada a objetos. Computadores e Gráficos, 25(3), 395-403.

CHRISMAN, N. Exploring Geographic Information Systems. New York: Jhon Wiley & Sons, 1997.

ELACHI, C.; ZYL, J. V. Introduction to the Physics and Techniques of Remote Sensing. 2ª. ed. New Jersey: John Wiley & Sons, 2006.

GREGÓRIO, Leandro da Silva; FERREIRA, Marcos Roberto Farias. Aplicações de monitoramento ambiental por meio de novos sensores de alta resolução. Revista Técnica de Biodiversidade e Qualidade Ambiental, 2018. Disponível em:

https://www.researchgate.net/publication/329589240_Aplicacoes_de_monitoramen o_ambiental_por_meio_de_novos_sensores_de_alta_resolucao/link/5c112f2d92851c

ebe7de78/download . Acesso em: 07 de setembro de 2023.

LIRA, C. et al. Sistemas de Informação Geográfica: Análise de Dados de Satélite. Lisboa, 2016.

MACHADO, Anderson Patric Ávila. Uso de imagens do satélite Sentinel-2 para delimitação de APPs: estudo de caso município de Feliz-RS. 2018. 57 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pampa, Engenharia

Agrícola, 2018. Orientação: Adriana Gindri Salbego. Disponível em: https://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/3720/1/Anderson%20Patric%20%C3%81vila%20Machado%20-%202018.pdf . Acesso em 06 de setembro de 2023.

NOVO, E. M. L. D. M. Sensoriamento remoto: princípios e aplicações. 4ª. ed. São Paulo: Blucher, 2010.

PEREIRA, JC, MACHADO, AG, NUNES, WJR, SÁ, IB, & FIGUEIREDO, RO (2017). Faixas Marginais de Áreas de Preservação Permanente (APP) ao Longo de Cursos d'Água no Estado do Ceará. Revista de Geografia, 34(2), 75-97.

SILVA, CA, RUDORFF, BFT E MELLO, CR (2019). Aplicações de sensoriamento remoto para conservação de manguezais: uma revisão. Ciência Estuarina, Costeira e de Plataforma, 226, 106273.

TAGLIARI, Paula Durante; BAPTISTA, Gustavo Macedo de Mello. Monitoramento de áreas de preservação permanente (APP) interceptadas pela ferrovia norte-sul em um trecho do estado de Goiás/Brasil por meio de dados de sensoriamento remoto. Revista

Brasileira de Geomática, Curitiba, v. 3, pág. 181-201, jul./set. 2020. Disponível em:https://revistas.utfpr.edu.br/rbgeo/article/viewFile/9345/7714 . Acesso em: 06 de setembro de 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281