BNCC E CURRICULO REGIONAL: ENCRUZILHADAS, DILEMAS E PERSPECTIVAS NO(DO)MERCADO

Eliseu RISCAROLLI

Resumo


O presente trabalho é uma reflexão a partir do texto Base Nacional Comum Curricular – BNCC, e de seis documentos curriculares estaduais cujo objetivo é analisar de que forma os components curriculares abordam os temas regionais que deveriam se fazer presentes no documento. No caderno geral da BNCC o autor verificou se as referencias teóricas para cada etapa da educação condizem com os autores aportados nos projetos pedagógicos das IFES que formam professores. Nos documentos estaduais, analisamos se os elementos do currículo regional se fazem presentes, em que situações e como o DC apresenta o conteúdo ou em que casos caberia um conteúdo regional. Os resultados demonstraram que a maior parte dos conteúdos apontados como sendo regional, não atendem a esse requisito. Em outros casos, elementos da região que poderiam receber um tratamento diferenciado dentro do currículo não aparecem com destaque. Verificase um despreparo dos técnicos da SEDUC em orientar a construção dos DC ou, na pior das hipóteses, má fé em relação a valorização de conteúdos regionais no currículo escolar.

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Referências


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