EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE ESPAÇOS FÍSICOS, CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E PROPOSTA PEDAGÓGICA

Nilcilene dos Santos SILVA, Maria Adenilda da SILVA

Resumo


A educação do campo é uma modalidade de ensino voltada para as populações que moram na zona rural, é essencialmente direcionada para atender essas comunidades e suas necessidades específicas. Isso envolve a criação de um ambiente de aprendizado que seja relevante para a vida no campo, incorporando as particularidades culturais, econômicas e sociais das comunidades rurais. A problemática do trabalho concentrase na seguinte pergunta: Como as condições das instalações físicas, o desenvolvimento de políticas públicas e a abordagem pedagógica adotada impactam a qualidade da educação do campo no Brasil, e quais são as principais dificuldades enfrentadas nesse cenário? O objetivo geral desta pesquisa é discutir sobre percurso histórico da educação do campo, buscando realizar uma abordagem sobre as dificuldades existentes, além de abordar a prática pedagógica da educação do campo através de uma revisão bibliográfica. Os objetivos específicos são: Analisar o contexto histórico da educação no campo; Compreender as políticas públicas da educação no campo; Refletir sobre os desafios da educação do campo nos dias atual. A metodologia do trabalho é uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Os autores que embasam o trabalho são: Alves, Junior, Caiado (2018); Brasil (2007) Brasil (2008); Barreiro (2010); Ledo (2018); Molina (2015); Molina e Antunes-Rocha (2019); Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (1998). Os resultados ressaltam a necessidade de investimento em infraestrutura, políticas educacionais mais adequadas e uma abordagem pedagógica contextualizada para melhorar a qualidade da educação nas áreas rurais.

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Referências


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