EDUCAÇÃO DO CAMPO DO DISTRITO FEDERAL: UMA CONSTRUÇÃO DESENHADA A LETRAMENTOS

Edinéia Alves CRUZ

Resumo


Este ensaio se refere a uma pesquisa qualitativa (Minayo, 1994), de cunho (auto)etnográfico crítico (Chang, 2016) e com revisão de literatura, que objetiva fomentar diálogos em que se relacione a trajetória de construção da Educação do Campo do Distrito Federal (Souza, 2018; Caldart, 2012/2020; Silva, 2018; Distrito Federal, 2018/2019) com os sentidos dos letramentos (Cavalcante Jr., 2009; Sousa, 2016; Vasconcelos, 2018; Bortoni-Ricardo, 2004/2011) que podem favorecê-la, para fins de emancipação humana e transformação social. Portanto, esta construção se dá de forma entrelaçada com os sentidos e função social da Sociolinguística Interacional (Pereira; Oliveira, 2016), considerando aspectos culturais e identitários, posta em função de um continuum, em espiral, em dinâmicas de reflexividade (trans)formativa.

Palavras-chave: Educação do Campo. Letramentos. Autoetnografia. Sociolinguística Interacional.


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