O LEGAL DESIGN E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA NORMA JURÍDICA: UMA ANÁLISE À LUZ DO CONSTRUCTIVISMO LÓGICO SEMÂNTICO
Resumo
Este trabalho tem como objetivo fundamental analisar os fundamentos da Hermenêutica e do processo de construção de sentido da norma jurídica à luz do Constructivismo Lógico-Semântico e investigar o papel dos recursos audiovisuais trazidos pelo Legal Design neste processo. O trabalho nasce a partir de uma pesquisa acerca dos modelos teórico-imagéticos para a interpretação do Direito e do quanto esses modelos poderiam se aprimorar ao adotar os recursos do Legal Design. O método de pesquisa utilizado foi predominantemente dedutivo de abordagem qualitativa, tendo a revisão de bibliografia brasileira e estrangeira como técnica principal. O artigo se inicia com um panorama geral acerca do processo hermenêutico e do Constructivismo Lógico-Semântico, passando por uma análise dos limites da linguagem e dos modelos teórico imagéticos como instrumentos para a construção da norma. Em seguida passamos ao exame do Legal Design, concluindo pela confirmação da hipótese de que este pode ser uma importante ferramenta para o processo de construção da norma jurídica.
Palavras-chave: Legal Design. Hermenêutica. Constructivismo Lógico-Semântico.
Texto completo:
PDFReferências
BECKER, Alfredo Augusto. Teoria Geral do Direito Tributário. 7. ed. São Paulo: Noeses, 2018. 733 p.
BEZERRA NETO, Bianor Arruda. O que define um julgamento e quais são os limites do juiz? Valores, hermenêutica e argumentação: elementos para a construção de uma Teoria da Decisão Judicial. São Paulo: Noeses, 2018. 383 p.
CARVALHO, Aurora Tomazini de. Teoria Geral do Direito: O Constructivismo LógicoSemântico. 2009. 623 f. Tese (Doutorado) - Curso de Direito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
CARVALHO, Paulo de Barros. Direito Tributário: Linguagem e Método. 5. ed. São Paulo: Noeses, 2013. 1000 p.
CURTOTTI, Michael, MCCREATH, Eric. Enhancing the Visualization of Law. Semantic Scholar, Cornell University, 9 de outubro de 2012. Disponível em:
https://pdfs.semanticscholar.org/344d/3bc360f6eb1a926caa3c6a6e2627484911cc. pdf, Acesso em: 10 de novembro de 2020.
FERRAZ JÚNIOR, Tércio Sampaio. Introdução ao Estudo do Direito: Técnica, Decisão Dominação. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
FERRARI, Isabela et al. Justiça Digital. 1 ed. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2020.
FRANCA FILHO, Marcílio Toscano. A cegueira da justiça: Diálogo Iconográfico entre Arte e Direito. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris, 2011.
HAAPIO, Helena and HAGAN, Margaret. Design Patterns for Contracts. Áustria,Jusletter IT, 2016. pp. 381-388.
HAGAN, Margaret. Legal Design. Law by Design by Margaret Hagan, 2020. Disponível em: . Acesso em: 08, setembro de 2020.
HAGAN, Margaret. The User Experience of the Internet as a Legal Help Service: Defining standards for the next generation of user-friendly online legal services. Virginia: Virginia Journal of Law & Technology Association, 2016.
KELSEN, Hans. Teoria Pura do Direito. São Paulo: Martins Fontes, 1999. 271 p.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281