ANÁLISE E CAUSAS DAS PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NA REGIÃO NORTE DO TOCANTINS
Resumo
A construção de casas como abrigo está presente na história humana desde a antiguidade. Na atualidade, os aspectos construtivos fizeram com que os materiais utilizados na construção civil evoluíssem, trazendo consigo vários benefícios. No entanto, entraves como a falta de mão de obra qualificada, técnicas de execução ineficientes e a utilização de matérias de qualidade duvidosa acabam prejudicando as construções. Consequentemente, o surgimento de manifestações patológicas gera desconforto e risco à segurança. O presente artigo consistiu em uma revisão bibliográfica e um estudo de caso. A revisão bibliográfica tem como premissa reunir artigos científicos relevantes sobre o tema, e publicados em periódicos majoritariamente dos últimos 10 anos. O período de construção do artigo foi entre janeiro de 2023 e fevereiro de 2024. A visita de campo foi realizada para o levantamento das manifestações encontradas e investigação de suas causas. Os resultados obtidos apontaram as principais manifestações patológicas encontradas in loco. Frente ao crescimento do número de construções, reformas e ampliações de casas e prédios, o surgimento de manifestações patológicas visíveis a olho nu é recorrente no dia a dia. Portanto o presente trabalho tem por objetivo apresentar um estudo de caso associado a uma revisão bibliográfica, considerando as manifestações patológicas encontradas no campus de uma Instituição de Ensino Superior no norte do Tocantins, bem como as eventuais causas e as medidas mitigadoras.
Texto completo:
PDFReferências
ARIVABENE, A. C. R. Patologias em estruturas de concreto armado: Estudo de caso. Revista Especialize On-line IPOG, Goiânia, v. 3, n. 10, p. 1-22, 2015.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14037: 2011. Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações - Requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos. Rio de Janeiro, 2014.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575: Edificações Habitacionais -Desempenho -Parte 1 –requisitos gerais. Rio de Janeiro, 2013.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5674: manutenção de edificações – requisitos para o sistema de gestão da manutenção. Rio de Janeiro, 2012.
BERTI, J. V. M.; JUNIOR, G. P. S.; AKASAKI, J. L. Estudo da origem, sintomas e incidências de manifestações patológicas do concreto. Revista Anap Brasil, vol 12, nº 26, 2019. Disponível em . Acesso em: 16 mar. 2023.
BRAGA, N. et al. Patologias nas construções: Trincas e fissuras em edifícios. 2010. BUONFIGLIO, L. V. Habitação de Interesse Social. v. 17, p. 1 – 16, 2018.
CARDOSO, L. B. Análise das manifestações patológicas em pontes e viadutos no litoral norte do rio grande do sul. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia Civil. Porto Alegre, 2018.
CAVALCANTI, M.; ANDRADE, G.; FONSECA, J.; OLIVEIRA, A.; MONTEIRO, E. Análise das manifestações patológicas da Ponte Princesa Isabel – estudo de caso. In: Conferência Nacional de Patologia e Recuperação de Estruturas – Conpar, Recife, Brasil. 2016.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281