UM OLHAR DOS COLABORADORES: AVALIANDO A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Resumo
Em um cenário onde as fronteiras entre vida profissional e pessoal se tornam cada vez mais tênues, a compreensão da importância e dos objetivos da qualidade de vida no trabalho torna-se fundamental para promover ambientes laborais saudáveis e produtivos. No referencial teórico será abordado mais profundamente os temas: qualidade de vida no trabalho e clima organizacional. Como metodologia do estudo, foi aplicada uma amostra com 100 colaboradores, de forma não probabilística por conveniência, caracterizando uma pesquisa quantitativa por meio de dados primários. O objetivo é analisar a opinião dos colaboradores sobre o tema qualidade de vida no trabalho, sua percepção sobre as práticas das empresas nesse assunto e como isso afeta suas vidas. Como principais achados, na escala de concordância, 72% citam que a empresa oferece um ambiente de trabalho confortável; 62% afirmam que a empresa gera oportunidades de crescimento e desenvolvimento aos colaboradores; 66% concordam que a empresa valoriza e promove um ambiente de trabalho seguro e saudável; 71% dizem que a empresa permite um bom relacionamento entre os colegas de trabalho; 71% citam que na empresa há colaboração entre os colegas de trabalho de forma geral; 63% acreditam que a empresa tem políticas que promovem o bem-estar dos colaboradores; 52% dizem que a empresa oferece recursos suficientes para lidar com o stress no ambiente de trabalho; e 68% afirmam que a empresa informa sobre decisões, mudanças e objetivos organizacionais. Como contribuição, através do estudo foi possível destacar possíveis estratégias que possam promover um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, contribuindo para ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos.
Texto completo:
PDFReferências
BESERRA, E. P.; MACEDO, M. E. C.. Os Relacionamentos Interpessoais e a Influência no Alcance dos Objetivos Organizacionais/Interpersonal Relationships and the Influence on the Scope of Organizational Goals. ID online. Revista de psicologia, v. 14, n. 50, p. 139-150, 2020.
BEZERRA, A. C.; DINIZ, H. R.. Qualidade de Vida no Trabalho no Setor Industrial/Quality of Work Life in the Industrial Sector. ID on line. Revista de psicologia, v. 13, n. 48, p. 609-621, 2019.
CAMARGO, S. F. et al. Qualidade de vida no trabalho em diferentes áreas de atuação profissional em um hospital. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, p. 1467-1476, 2021.
CONSTANTINO, M. A. C. et al. Qualidade de vida no trabalho: conceitos e práticas organizacionais. estudos e metodologias brasileiras. Curitiba: CRV, 2015.
FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FREITAS, S. B. et al. Qualidade de vida e bem-estar no trabalho: o olhar dos funcionários de uma secretaria sobre as condições de trabalho. Pensamento & Realidade, v. 34, n. 2, p. 92-118, 2019.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª ed. São Paulo. Atlas. 2017.
KLEIN, L. L.; PEREIRA, B. A.; LEMOS, R. B. Qualidade de vida no trabalho: parâmetros e avaliação no serviço público. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 20, p. eRAMG190134, 2019.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281