JUSTIÇA RESTAURATIVA COMO PARADIGMA EFICAZ NO TRATAMENTO PENAL
Resumo
O presente trabalho analisa à possibilidade de inserção de um novo sistema de tratamento penal, que é a Justiça Restaurativa nas Unidades de Tratamento Penais brasileiras, no sentido de restauração dos internos por meio de cursos profissionalizantes, pelo trabalho e atividades paralelas, com o apoio do Governo e empresas particulares que adotarem essa causa. A Justiça Restaurativa trabalha com a restauração e ressocialização do interno juntamente com o sistema já existente. Após análise de estudiosos da área, se constata que o sistema atual repressivo imposto pelo Estado, tem um enorme índice de reincidência, o Poder Judiciário abarrotado de processos, a população carcerária em crescimento exorbitante e a sociedade sem resposta eficaz a essa mazela. Com isso, esse trabalho consiste em demonstrar a possibilidade desse novo sistema eficientemente diminuir o alto índice de reincidência por meio do trabalho do preso iniciado dentro da Unidade de Tratamento durante o cumprimento de sua pena com a aprendizagem de uma profissão, gerando renda e benefícios para esse indivíduo e sua família que está do lado de fora, com continuidade após o cumprimento de sua pena.
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei de Execuções Penais nº 7.210/1984. Brasília. 11/07/1984. Acesso 07 abril 2024. Disponível em https://www.planalto.gov.br/.
BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Ministro Gilmar Mendes. Resolução CNJ Resolução nº 96 de 27-10-2009. Acesso 07 de abril 2024. Disponível em https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/65.
PALLAMOLLA, Raffaella da Porciuncula. A justiça restaurativa da teoria à prática: relações com o sistema de justiça criminal e implementação no Brasil. 2008. 17 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Criminais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
PRUDENTE, Neemias Moretti. Justiça Restaurativa e Experiências Brasileiras. In. Lucas e Spengler (org.). Justiça Restaurativa e Mediação: políticas públicas no tratamento de conflitos sociais. Unijuí, Editora Unijuí, 2010. Acesso 07 de abril 2024. Disponível em https://repositorio.ufpb.br/.
ZEHR, Howard. Trocando as lentes: um novo foco sobre o crime e a justiça: Justiça Restaurativa. Tradução de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2012
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281