ESTRESSE, COMPORTAMENTO ALIMENTAR E PATOLOGIAS ASSOCIADAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Denise Alves da Silva COSTA, Larissa Darivone dos Santos SILVA, Maria Goreti Canguçu LEAL, Fábio de Jesus CASTRO

Resumo


O estresse é um agente que pode alterar tanto o comportamento de um indivíduo quanto a saúde do mesmo. Pode atuar na modificação da gestão alimentar, causando mudanças na composição corporal. Acredita-se que o estresse associado ao comportamento alimentar influencia o hábito alimentar, levando ao desenvolvimento de doenças crônicas como: hipertensão arterial, diabetes, doenças inflamatórias intestinais e como essas mesmas estimulam comportamentos que contribuem para o excesso de peso e obesidade. Ainda se faz necessário o entendimento e a correlação entre esses fatores. A presente revisão de literatura tem como objetivo buscar verificar a relação entre o estresse, o comportamento alimentar e as patologias associadas tendo como base referencial uma revisão sistemática da literatura. Para isso, foram utilizados o PubMed, o Scielo e o Google acadêmico como base principal para o trabalho, sendo utilizadas as seguintes palavras chaves: " Estresse, obesidade, hábito alimentar e doenças crônicas”. Foram incluídos 38 trabalhos de várias áreas, que mostraram que os níveis altos de estresse podem alterar o desempenho cognitivo e a ingestão de alimentos. Dentre os artigos levantados, observou-se que o estresse atua na modificação da ingestão alimentar podendo levar a mudanças na composição corporal, seja o sobrepeso ou obesidade. Como apresentado, o estresse possui um caráter individual, sendo a resposta diferente em cada indivíduo.

Palavras-chave: Estresse; obesidade; hábito alimentar; doenças crônicas


Texto completo:

PDF

Referências


ABESO - Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Diretrizes brasileiras de obesidade 2009/2010. 3 ed. Itapevi-SP: AC Farmacêutica, 2009. 85 p.

ABESO - Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Diretrizes brasileiras de obesidade 2016. 4 ed. São Paulo: ABESO, 2016. 188 p.

ALI, Nida; NATER, Urs M. Salivary Alpha-Amylase as a Biomarker of Stress in Behavioral Medicine. International Journal of Behavioral Medicine, v. 27, n. 3, p. 337- 342, 2020.

ANDO, H.; UKENA, K.; NAGATA, S. Handbook of hormones: comparative

endocrinology for basic and clinical research. 2 ed. Academic Press, 2021.

ARAÚJO, Vitória Milena Mota; BAHOUTH, Viviane Said Maeda. Influência da ansiedade e estresse no comportamento alimentar de universitários em tempos de pandemia. 2021. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso, Centro Universitário de Brasília – CEUB, Faculdade de Ciências da Educ

ação e Saúde, Curso de Nutrição, Brasília-DF, 2021.

ARMSTRONG, Ayeisha Milligan et al. Chronic stress and Alzheimer's disease: the interplay between the hypothalamic-pituitary-adrenal axis, genetics and microglia. Biological Reviews of the Cambridge Philosophic

al Society, v. 96, n. 5, p. 2209 –2228, 2021.

ARO, F.; PEREIRA, B. V.; BERNARDO, D. N. D. A. Comportamento alime

ntar em tempos de pandemia por Covid-19. Brazilian Journal of Develop

ment, v. 7, n. 6, p. 59736 -59748, 2021.

BLACK, Paul H.; GARBUTT, Lisa D. Stress, inflammation and cardiovascul

ar disease. Journal of Psychosomatic Research, v. 52, n. 1, p. 1 - 23, 2002.

DEVLIN, Thomas M. Manual de Bioquímica com Correlações Clínicas. Tradução por Yara M. Michelacci. 4 ed. São Paulo: Editora Bluncher, 2000. 957 p. Tradução de:Textbook of Biochemistry with clinical correlations.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281