A RELEVÂNCIA DO CIRURGIÃO-DENTISTA ATUANDO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA EM CASOS DE COVID-19

Laysa Alves COSTA, Samara dos Santos MOTA, Angélica Pereira ROCHA

Resumo


O covid-19 trouxe para o Brasil uma valorização aos profissionais da área da saúde, incluindo os dentistas, que atuam em ala de Unidade de Terapia Intensiva. Por ainda não ser tão comum o dentista atuando na equipe multidisciplinar, o cuidado diário com saúde bucal muitas vezes é negligenciado uma vez que a doença principal é motivo de maior foco, não se atentando que a falta desse cuidado da cavidade oral deixará os pacientes mais propensos a graves infecções hospitalares. Um bom acompanhamento e tratamento odontológico em pacientes com estado de saúde grave é essencial para recuperação e conservação da saúde geral. É imprescindível a presença de um CD em ambiente hospitalar, para que o paciente tenha acesso a uma saúde integral. O objetivo deste trabalho foi apresentar uma revisão de literatura sobre a importância de ter um Cirurgião-Dentista atuando na equipe multidisciplinar na UTI durante a Pandemia do covid-19, com intuito de mostrar evidências positivas da condição bucal na prevenção e evolução do quadro sistêmico e clínico do paciente que se encontra nas Unidade de Terapia Intensiva.

 

Palavras-chave: Cirurgião-Dentista. Covid-19. Hospitalar. Infecção. UTI


Texto completo:

PDF

Referências


Amaral, C. O. F. D., et al. Importância do cirurgião-dentista em Unidade de Terapia Intensiva: avaliação multidisciplinar. Revista da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, São Paulo, v. 67, n. 2, p.107-111, fevereiro. 2013.

ASSIS, C. Atendimento Odontológico nas UTIs. Rev Bras Odontol., Rio de Janeiro, v.69, n. 1, p. 67, jan./jun. 2012.

ASSOCIAÇÃO DE MEDICINA INTENSIVA BRASILEIRA (AMIB). 2019. Procedimento operacional padrão: Higiene bucal em pacientes internados em UTI adulto ou pediátrica. Departamento de odontologia e de enfermagem–AMIB, São Paulo, Disponível em:

_POP-HB_em_papel-carta_AMIB.pdf>. Acesso em: 29/02/2024.

ATHER, A. et al. Coronavirus disease 19 (COVID-19): implications for clinical dental care. Journal of Endodontics, v. 46, p. 584-595, 2020.

BALDAN, L. C. et al. Atenção odontológica durante a pandemia de COVID-19: uma revisão de literatura. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology), v. 9, n. 1, p. 36-46,2021.

BEZERRA, Y. A. A atuação do cirurgião-dentista na UTI em tempos da COVID-19: uma revisão narrativa da literatura. Brasília. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia). Universidade de Brasília. 2021

BRASIL, M. S. 2020. Orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (sars-cov-2). Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br. Acesso em 01/04/2024

CAVALCANTE, L. da S.; MATOS, M. do P. S. de O. Práticas de higieniza

ção oral ao paciente da UTI e efeitos benéficos na análise de 30 enfermeiros no Pronto Socorro e Hospital 28 de Agosto em Manaus/AM, 2019. Disponível em: https://repositorio.unip.br/wpcontent/uploads

/2020/12/V33_n3_2015_p239a242.pdf. Acesso em: 15/02/2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281