QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E SUSTENTABILIDADE NAS EMPRESAS CONSIDERADAS COMO AS MELHORES PARA SE TRABALHAR NO BRASIL

Márcia SIERDOVSKI, Silvio Roberto STEFANI, Cláudio Luiz CHIUSOLI, Sandra Mara de ANDRADE

Resumo


A sustentabilidade organizacional deve ser um componente integrante da estratégia empresarial, na qual as empresas socialmente responsáveis enfatizam preocupação com programas específicos nas suas práticas rotineiras do trabalho. O objetivo dessa pesquisa foi analisar as diferenças nas práticas de gestão da Qualidade de Vida no Trabalho - QVT como elemento do pilar social da sustentabilidade organizacional nas empresas consideradas como as melhores para se trabalhar no Brasil. O método utilizado é uma pesquisa quantitativa, realizada por meio de questionários enviados pela Universidade de São Paulo com parceria da Revista Você S/A para os trabalhadores das empresas participantes da pesquisa das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Os resultados apresentam que a prática de critérios justos para promoção e carreira obteve um aumento em seu coeficiente de correlação, as demais práticas como a sensação que sinto ao deixar o trabalho é de realização profissional, as avaliações de desempenho contribuem para o meu desenvolvimento sofreram uma redução na qual os coeficientes de correlação Spearman de moderado médio passou a moderado baixo. As contribuições estão direcionadas para não negligenciar as boas práticas de gestão de pessoas, ao passo, que os colaboradores passam a sofrer mais no ambiente de trabalho e influenciam as correlações das práticas de QVT como elemento de análise do pilar social.

Palavras-chave: Sustentabilidade Organizacional. Elementos do Pilar Social. Melhores Empresas para se trabalhar no Brasil.


Texto completo:

PDF

Referências


ANCELL, S.; THOMPSON-FAWCETT, M. The social sustainability of medium density housing: A conceptual model and Christchurch case study. Housing Studies, v. 23, n. 3, p. 423-442, 2008.

ASPINALL, A.; CUKIER, J.; DOBERSTEIN, B. Quality of life assessments and social sustainability: Ski Tourism development in Invermere, British Columbia. Journal of Environmental Assessment Policy and Management, v.13, n. 02, p.179-201, 2011.

BLAKE-BEARD, S.; O'NEILL, R.; INGOLS, C.; SHAPIRO, M. Social sustainability, flexible work arrangements, and diverse women. Gender in Management: An International Journal, v. 25, n. 5, p. 408-425, 2010.

BLOWFIELD, M. Business and sustainability. Oxford University Press, 2013.

BUELVAS, L. M.; OVIEDO-TRESPALACIOS, O.; AMAYA, C. L. Condiciones de trabajo que impactan a la calidad de vida laboral. Salud Uninorte, v.29, n.3, 2013.

CAMARGO, Wellington. Gestão da Segurança do Trabalho. Instituto Federal do Paraná para o Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil – e-Tec Brasil, 2011.

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de Pesquisa em Administr

ação. Tradução: Iuri Duquia. Revisão Técnica: Fátima Cristina Trindade

Bacelar. 10.ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

COUTINHO, M. L. G. Práticas de gestão de projetos em programas de qualidade de vida no trabalho. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281