ESTIGMA E DISCRIMINAÇÃO: O IMPACTO DA CERTIDÃO DE ANTECEDENTES CRIMINAIS NA INSERÇÃO SOCIAL

Matheus Correia da SILVA, Roberto Carneiro ALVES

Resumo


A pesquisa trata sobre a influência da certidão de antecedentes criminais na vida das pessoas, haja vista os grandes problemas sociais enfrentados pelos apenados. O estudo foi realizado através de obras bibliográficas e via internet, sob o método dedutivo e de forma qualitativa. O objetivo geral do trabalho é analisar os efeitos dos antecedentes criminais que podem causar aos apenados perante a sociedade. Quanto aos objetivos específicos: demonstrar que os antecedentes criminais das pessoas podem lhes causar prejuízo moral; mostrar que os antecedentes criminais podem dificultar emprego ao apenado; reconhecer a necessidade de o Estado ter um registro criminal dos delinquentes, para a segurança pública. A pesquisa inicialmente traz a origem dos antecedentes criminais e o seu conceito; trata sobre a importância da certidão de antecedentes criminais; Da exigência da declaração de antecedentes criminais para a contratação de trabalhadores apenados, bem como dos aprovados em concursos públicos; traz também a diferença entre atestado de antecedentes criminais e folha de antecedentes criminais; os possíveis constrangimentos causados às pessoas, pela exigência da referida certidão; trata ainda sobre o dever da autoridade policial de guardar sigilo a respeito dos antecedentes, bem como as consequências sofridas da violação do mesmo; por último, aborda sobre o direito ao esquecimento do delito trazido nos antecedentes criminais, em respeito à dignidade humana. Observa-se que a pesquisa constata que os registros criminais são importantes, porém estes podem ir muito além, tendo uma função que estigmatiza o apenado. Este por sua vez já fica rotulado automaticamente pela sociedade como um perpétuo criminoso, diante os seus antecedentes.

 

Palavras-chave: Antecedentes criminais. Apenado. Constrangimento. Dignidade. Exigência da certidão.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Daniel Blume Pereira. Direito ao esquecimento: uma inves

tigação sobre os sistemas jurídicos. Disponível em

has.com.br/dePeso/16,MI269533,21048Direito+ao+esquecimento+uma+investigacao+sobre+os+sistemas+juridicos> Acessoem: 20.04.2024.

ANDRADE, Cláudia Menezes. A Estigmatização do Delinquente com Antec

edentes Criminais e sua Perpetuidade. (Monografia). Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais – FAJS. Brasília-DF, 2013.

BITENCOURT, Cezar Roberto. Código penal comentado. 4ª ed. São Paulo, Saraiva,2007.

BRASIL. Código de Processo Penal. Disponível em:

lto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm> Acesso em: 23.

Abril. 2024.

BRASIL. Lei de Execução Penal. Lei nº 7.210, de 11 de julho de1984.Insti

tui a Lei de Execução Penal. Disponível em:

.br/ccivil_03/leis/l7210.htm >. Acesso em: 23. Abril. 2024.

BRASIL. Constituição Federal. Disponível em: < https://www.plana

lto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em: 13. Maio. 2024.

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho (2. Turma). CERTIDÃO DE ANTE

CEDENTES CRIMINAIS. EXIGÊNCIA. CONFIGURAÇÃO DE DANO MORAL. Rel: Min. Gilmar Cavalieri, 2005. Disponível em:

.com.br/depeso/244019/exigencia-de-antecedentescriminais-para-contratacao-de-trabalhadores >. Acesso em: 13. Maio. 2024.

CABRAL, Bruno Fontenele. Certidão de antecedentes criminais e novo art. 20, parágrafo único, do CPP. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 17, n. 3368, 20 set. 2012. Disponível em:

//jus.com.br/artigos/22651>. Acesso em:13. Maio. 2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281