A RELAÇÃO DA ÉTICA NA PESQUISA CIENTÍFICA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA

Renato da Costa MADUREIRA, Maria Luiza de Freitas KONRAD, Jorge Luís FERREIRA, Susana Queiroz Santos MELLO, Jeane Alves de ALMEIDA

Resumo


O presente artigo trata-se de revisão teórica que aborda as pesquisas científicas e discorre sobre seu processo evolutivo ao longo da história e o panorama das tecnologias e processos científicos atuais, abordando fatos que foram relevantes e de interesse geral tendo muitas de suas descobertas agregadas à sociedade, dando soluções a diversas questões humanas. Apontando novos caminhos e levantando discussões sobre seus efeitos na humanidade fez surgir a necessidade da inserção da questão ética e moral, disciplinas surgidas na Grécia antiga que estudam os aspectos mais humanos da vida, os costumes, e como estão inseridos na vida cotidiana e nas relações interpessoais para dialogar o papel dessas pesquisas e sua importância para a sociedade, principalmente as que envolvem seres humanos mas sem esquecer as pesquisas com animais, os danos que podem causar e os muitos interesses divergentes envolvidos. Fatos que justificam a criação dos órgãos e das diretrizes de controle e regulamentação ética para nortear as pesquisas, pesquisadores, instituições e demais atores envolvidos nestes estudos. Permitindo um desenvolvimento científico calçado em princípios éticos que assegurem a promoção de pesquisas que protejam os animais e respeitem a dignidade humana e a divulgação desses avanços à sociedade, para além dos sujeitos diretamente envolvidos, de forma clara e de fácil entendimento pelos leigos, para promover uma maior participação social nas discussões éticas e assim formar uma sociedade mais consciente e questionadora da temática das pesquisas científicas.

Palavras-chave: Ciência. Códigos de ética. Ética em pesquisa. Pesquisa. Pesquisa em seres humanos.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, C. H.; MARQUES, R. C.; REIS, D. C.; MELO, J. M. C.; DIEMERT, D.; GAZZINELLI, M. F. A pesquisa científica na saúde: uma análise sobre a participação de populações vulneráveis. enferm. vol.19 no.1 Florianópolis Jan./Mar. 2010.

AMORIM, A. C. R.,; FERRAÇO, C. E.; CARVALHO, I. C. M.; MAINARDES, J.; NUNES, J. B. C. Ética e pesquisa em Educação: subsídios, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Volume 1, Rio de Janeiro: ANPEd, 2019.

AMORIM, Karla Patrícia Cardoso. Ética em pesquisa no sistema CEP-CONEP brasileiro: reflexões necessárias. Ciência & Saúde Coletiva, 24(3):1033-1040, 2019.

BALTIMORE, D.; BERG, P.; BOTCHAN, M.; CARROLL, D.; CHARO, R. A.; CHURCH, G., et al. Biotechnology. A prudent path forward for genomic engineering and germline gene modification. Science, v. 348, p. 36-38, 2015. Disponível em

MC4394183/> acesso em 10 outubro2020.

BOBBIO, Noberto. Estado, governo e sociedade: para uma teoria geral da política. 1987: 24-25 APUD PIETRO, Maria Sylvia Zanella di. Discricionariedade Administrativa na Constituição de 1988. 2º edição. Editora Atlas. São Paulo, 2007. p. 209-210.Disponível em:

yanrafael.files.wordpress.com/2011/08/bobbio-n-estadogoverno-sociedade-para-uma-teoria-geral-da-polc3adtica.pdf> acesso em 15 de

agosto de 2020.

BORBA, Julian. Ciência política. 3. ed. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2014.

BRASIL, Lei nº 11.105, de 24 de março de 2005. Estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização sobre organismos geneticam

ente modificados e seus derivados, e dá outras providências [Internet]. Diário Oficial da União. Brasília, 28 março de 2005.

______. Resolução CNS nº 196, de 10 de outubro de 1996. Ministério da

Saúde. Conselho Nacional de Saúde, 1996. Disponível em:

ms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/1996/res0196_10_10_1996.html>acesso em 08 de outubro de 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281