CLAREAMENTO DENTAL: REVISÃO DE LITERATURA

Silvano Ferreira de SOUSA FILHO, Ricardo Kiyoshi YAMASHITA

Resumo


O clareamento dental tem sido extensivamente realizado, pois, alterações na tonalidade dental tem sido de fato um motivo desencadeador na insatisfação dos pacientes. Consiste em uma técnica realizada pelo Cirurgião-Dentista (CD), onde o procedimento seguro e eficaz devolve a estética favorecendo a autoestima do paciente. O objetivo desse estudo foi analisar a etiologia de alteração de cor dentária, as técnicas utilizadas na atualidade, agentes clareadores, mecanismo de ação e fatores estéticos, entre outros aspectos. O método utilizado de estudo foi o qualitativo desenvolvido por meio da análise documental da produção bibliográfica obtida nas bases de dados, como: Google Acadêmico, BVS, SciELO, artigos publicados entre os anos de 2011 a 2022. Os mais usados géis clareadores são as substâncias contendo o Peróxido de Carbamida ou o Peróxido de Hidrogênio, são agentes clareadores de baixo peso molecular dos componentes químicos, contem substâncias clareadoras pelo fato de que, quando entram em contato com as estruturas dentárias, liberam princípios ativos que se transfundem através do esmalte e da dentina. O clareamento dental em sua evolução passou por diferentes fases, e hoje existem diversas opções de clareamento para as mais diversificadas situações de cada paciente. Sendo assim, é uma alternativa viável, e necessária para uma boa eficácia, obtendo um resultado satisfatório para o paciente e tratamento qualificado do cirurgião dentista.

Palavras-chave: Clareamento dental, peróxido, estética.


Texto completo:

PDF

Referências


MELO LVR, SILVA TGO, OLIVEIRA LAP. Sensibilidade dental após clareamento odontológico e o papel do cirurgião dentista na prevenção e execução do procedimento. Scire Salutis. 2022; 12(1): 361-8.

REZENDE M, SIQUEIRA SH, KOSSATZ S, Clareamento dental - efeito da técnica sobre a sensibilidade dental e efetividade. Rev Assoc Paul Cir Dent, 2014; 68(3): 208-12.

PONTAROLLO GD, COPPLA FM. Estratégias para redução da sensibilidade dental após clareamento: Revisão de literatura. Journal of Health, Ponta Grossa. 2019; p. 1-18.

SANTOS MF. Influência de fatores extrínsecos na longevidade do tratamento clareador: uma revisão de literatura. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Paripiranga: AGES; 2021.

BARBOSA DC, et al. Estudo comparativo entre as técnicas de clareamento dental caseiro supervisionado em dentes citais: uma revisão de literatura. Rev. Odontol. Univ. Cid. São Paulo. 2015; 27(3): 244-52.

GARCIA IM, ET AL. Clareamento dental: técnica e estética - Revisão de literatura. Research, Society and Development. 2022; 11(13): 1-9.

SILVA LMB. Bases teóricas do clareamento dental. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Recife, Facipe; 2017.

FERREIRA AAS. Protocolos clínicos para tratamento clareador de dentes polpados: Uma revisão de literatura. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Salvador, Odontologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281