O TRANSPORTE PÚBLICO ESCOLAR: GARANTIA DO DIREITO FUNDAMENTAL AO ACESSO A EDUCAÇÃO BÁSICA

Laura Vitória Fonseca Teles OLIVEIRA, Leonardo Rossini da SILVA

Resumo


A Constituição Federal de 1988 estabelece a educação como um direito de todos e um dever do Estado e da família, com o objetivo de promover o pleno desenvolvimento da pessoa. Nesse contexto, o presente trabalho de pesquisa visa a demonstrar a importância do transporte escolar na garantia do acesso à educação básica, um direito fundamental de todo cidadão. A metodologia adotada nesta pesquisa envolve uma abordagem qualitativa, baseada na análise de dados empíricos e na revisão da legislação pertinente. O objeto de estudo concentra-se na relação entre o transporte público escolar e o acesso à educação básica, explorando sua relevância no contexto do Estado Democrático de Direito. O objetivo geral deste estudo é relatar a importância do transporte público escolar para garantir o direito fundamental ao acesso à educação básica. Além disso, são estabelecidos objetivos específicos, tais como: a) demonstrar a importância da educação na formação do indivíduo; b) dispor sobre a garantia do direito fundamental ao acesso à educação; c) evidenciar o viés de direito fundamental que a educação possui; d) expor o dever do Estado em ofertar o transporte público escolar para efetivação do acesso à educação. Dessa forma, o estudo se justifica pela relevância da temática, que demanda um aprofundamento na compreensão do papel do transporte escolar na promoção da educação básica, em consonância com os princípios do Estado Democrático de Direito. 

 

Palavras-chave: Direito Fundamental. Educação. Transporte Escolar.


Texto completo:

PDF

Referências


BORDIEU, P. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BRASIL. [Constituição Federal (1988)]. Constituição Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em:

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 16 nov. 2023.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, Institui o Estatuto da Criança e do Aodlescente e dá outras providências. Brasília, DF: Presidê

ncia da República, [1990]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/c

civil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 16 de nov. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da Repúlbica, [2009]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_

/leis/l9394.htm. Acesso em: 16 nov. 2023.

BRUYNE, P. Dinâmica da Pesquisa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Editora Francsico Alves, 1991.

CAVALCANTE, C. H. L. e P. A. S. Junior (2013) Fatores que influenciam o desempenho escolar: a percepção dos estudantes do curso Técnico em Contabilidade do IFRS– Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecno

logia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre. Revista Liberato, NovoHamburgo, v. 14, n. 21, p. 91-112.

CORDEIRO, Flávia Gomes. A garantia do direito fundamental à educação e a pandemia da Covid-19. 2021. Disponível em: https://www.mppi.mp.

br/internet/wpcontent/uploads/2022/01/A-garantia-do-direito-fundamen

tal-a%CC%80-educac%CC%A7a%CC%83o-e-a-pandemia-da-Covid-19-A-accountability-doMiniste%CC%81rio-Pu%CC%81blico.pdf. Acesso em: 30 mar. 2024.

DELORS, Jacques (1998). Educação, um tesouro a descobrir – Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez Editora.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281