O PAPEL DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NO DIAGNÓSTICO DE CRIANÇAS AUTISTAS: UM ESTUDO DE CASO DA CLÍNICA ESCOLA MUNDO AUTISTA EM ARAGUAÍNA, TOCANTINS

Denize Lemes de Menezes TEIXEIRA

Resumo


Este artigo examina o papel significativo da equipe multidisciplinar no processo de diagno stico de crianças com tende ncias ao diagno stico de autismo, atrave s de um estudo de caso realizado na Clí nica Escola Mundo Autista em Araguaí na, Tocantins. O objetivo da pesquisa e investigar como diferentes profissionais colaboram para realizar um diagno stico preciso e abrangente, visando a identificaça o precoce e intervença o adequada. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram coletados dados por meio de observaça o participante, com os membros da equipe e ana lise de protocolos de diagno stico. Os resultados destacam a importa ncia da avaliaça o multidisciplinar, envolvendo especialistas em medicina psiquia trica e neurolo gica, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional entre outros campos, para uma compreensa o holí stica das necessidades da criança autista. A colaboraça o entre os profissionais permite uma ana lise mais abrangente dos sintomas, considerando aspectos comportamentais, cognitivos e comunicativos. Este estudo evidencia, portanto, a releva ncia do trabalho em equipe no diagno stico de crianças autistas, fornecendo insights valiosos para aprimorar os protocolos de avaliaça o e intervença o, ale m de contribuir para uma abordagem mais eficaz e inclusiva no atendimento a essa populaçao.

Palavras Chaves: Equipe Multidisciplinar. Diagno stico. Crianças com Autismo.


Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, Juliana Regina. Atuação fonoaudiológica em transtornos do espectro autista. São Paulo: Lovise, 2006.

BOSA, Cleonice A. Autismo e Educação: reflexões e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BOSA, Cleonice A. Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Porto Alegre: Artmed, 2012.

BOSA, Cleonice A. Autismo infantil: uma visão multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2015.

FREITAS, Marcos R. M. Autismo: diagnóstico, tratamento, acompanhamento. Porto Alegre: Artmed, 2010.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2018.

KANZI, Léia. Avaliação da comunicação em crianças autistas: uma proposta multidisciplinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2021.

OLIVEIRA, Ricardo. Testes de triagem para o diagnóstico do autismo infantil. Porto Alegre: Artmed, 2018.

RIBEIRO, Clarice. Psicanálise e autismo: interfaces. Porto Alegre: Artmed, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281