FIBROMA DE CÉLULAS GIGANTES E SEUS ASPECTOS: RELATO DE CASO CLÍNICO

César Magno Costa CARVALHO, Viviane da Silva SIQUEIRA

Resumo


Introdução: O fibroma de células gigantes, é uma lesão incomum que se dá em mucosa oral, considerada uma neoplasia benigna, encontrada geralmente em caucasianos tendo predileção pelo sexo feminino nas primeiras três décadas devida. A sua etiologia se encontra desconhecida e não havendo relação de origemde fatores irritantes locais como de outras neoplasias bucais. Vale ressaltar, queos aspectos clínicos são considerados como um surgimento de uma massa séssil ou pediculada, assintomática e relativamente rara se apresentando em torno de 2% a 5% das lesões de tecidos moles e geralmente menor de 1 cm. Na qual, podem ser facilmente confundidas facilmente com outras lesões. Dessa forma, a intervenção cirúrgica é indicada quando há comprometimento funcional, estético e má higienização. Objetivo: O presente estudo teve o intuito de relataro caso clínico de um tratamento cirúrgico através de uma biopsia em comparação a literatura, a demostrar com eficácia todo o procedimento por intermédio da histologia e proposta de tratamento. Relato de caso: Relatou-se uma paciente de 17 anos, parda, feminina, que se apresentou na clínica de semiologia da Faculdade de Ciências do Tocantins - FACIT, com queixa de aumento de volume em gengiva inferior da mandíbula. Sendo assim, devido o envolvimento estético, foi realizada a intervenção cirúrgica através da biopsia excisional. Considerações finais: A biopsia excisional é o tratamento mais indicado nesses casos e seguro. Assim. O diagnóstico foi confirmado após ao procedimento cirúrgico com o exame histopatológico como FCG.

Palavras-chave: Fibroma. Biópsia. Cirurgião-dentista. Lesão. Odontologia.


Texto completo:

PDF

Referências


Tolentino E S. Centurion B S. Damante J H. Fibroma De Células Gigantes:

Considerações Gerais e Relato de Caso. Rev. Revista de Odontologia da

Universidade Cidade de São Paulo 2009; 21(3): 277-81.

Neves E M. Carvalho S H G. Sarmento D J S. Pereira J S. Agripino G.Marinho S A. Rev. Revista Cubana de Estomatología 2018; 55(4) 1-8.

Alves J A M P. Carvalho C B. Fibroma de Células Gigantes: considerações e apresentação de um caso clínico. Rev. Odontol Planal Cent. 2019; 5(1):1-9.

Miguel M C. Andrade E S. Rocha D A P. Freitas R A. Souza L B. Expressão Imunohistoquímica da Vimentina e do HHF-35 em Fibroma de Células Gigantes, Hiperplasia Fibrosa e Fibroma da Mucosa Oral. Rev. J Appl Oral Sci, 2003; 11(1): 77-82.

Trimboli C F. Caracterização das Lesões de Tecidos Moles e

DurosnosPacientes da Clínica Dentária Universitária: Um Estudo Retrospetivo. [Mestrado]. Viseu: Católica – Faculdade de MedicinaDentária; 2022.

Kuo R C. Wang Y P. Chen H M. Sun A. Liu B Y. Kuo Y S. Estudo clínico- patologico de FibromasOrais de Células Gigantes. Rev. J Formos Med Assoc.2009; 108(9): 725-729.

Sabarinath B. Sivaramakrishnan M. Sivapathasundharam B. Fibroma de Células Gigantes Um estudo clínico-patológico. Rev. Journal of Oral and Maxillofacial Pathology. 2012; 16(03): 359-362.

Gnepp D R. Bishop J A. Patologia Cirúrgica Diagnóstica de Cabeça ePescoço. 3. ed – Rio de Janeiro: Elsevier; 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281