A PRÁTICA JURÍDICA NA FORMAÇÃO CRIMINAL: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA

Matheus Mota TAVEIRA

Resumo


A prática jurídica quando remontada ao início da formação cultural ocidental e analisada pela perspectiva contemporânea, sempre teve importância relevante na vida em sociedade ao que infere a busca por justiça, uma vez que a formação é crucial neste ponto. O sistema penal, como espelho das relações de poder e das mudanças sociais, transformou-se ao longo dos séculos em busca de satisfazer os anseios sociais. No Brasil, a formação dos advogados foi influenciada pelas ideias europeias, especialmente as portuguesas e, mesmo com todas as mudanças políticas e educacionais, ainda encontram dificuldades para adequar os cursos às necessidades do mercado, da sociedade e do sistema de justiça. A inclusão dos estágios supervisionados nos cursos de Direito assumiu o sentido de dar aos alunos uma experiência mais conectada ao mundo real, no entanto, muitos desses estágios ainda não conseguem unir teoria e prática de forma eficaz, o que ocasiona o prejuízo ao aprendizado dos estudantes e que, para a prática penal significa um transtorno social de grandes proporções pois, para o profissional com este perfil, a sociedade a demanda para lidar com os desafios modernos de forma abrangente. Assim, é fundamental pensar a Prática Penal além do técnico, mas como meio da construção empírica do indivíduo e de suas qualidades humanas e da resposta que o profissional dará para a comunidade onde opera.

Palavras-chave: Internship. Forensic Practice. Criminal Training


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, J. J. G.; BASTOS, A. T. O ensino jurídico na Idade Média. Revista Ibirapuera, São Paulo, n. 18, p. 32-38, Jul/Dez. Universidade Ibirapuera, Av. Interlagos, 1329, São Paulo, SP. Universidade Cidade de São Paulo - Unicid, 2019.

BRASIL. Lei n. 8.906 de 4 de julho de 1994 - Estatuto da OAB. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8906.htm. Acesso em 12 de abril de 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES n. 5, 17 de Dezembro de 2018. Brasília - DF, 2018.

COSTA, Pedro Belchior. Advocacia contemporânea em inovação e tecnologia. In: FORTES, Pedro Rubim Borges (org.). Cadernos FGV Direito Rio: educação e direito. Rio de Janeiro: FGV, 2014. v. 10, p.167-178.

DOTTI, René Ariel. Curso de Direito Penal, Parte geral. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Rio de Janeiro: Vozes,2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

MACHADO, Antônio Alberto. Ensino jurídico e mudança social. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009. p.91.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281