EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E MATERIAL DIDÁTICO BILÍNGUE: DESAFIOS E REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO EM LÍNGUA MATERNA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal compreender como a produção de material didático em língua materna contribui para a manutenção da língua e da cultura indígena. Desse modo, procura descrever os aspectos, abordagens e a potencialidade do uso do material didático em língua materna na escola indígena, como instrumento de preservação da língua sob uma perspectiva intercultural e bilíngue, considerando os saberes e valores indígenas na produção de material didático. A pesquisa é do tipo descritiva, utilizando-se da análise de conteúdo e da observação bibliográfica. Para tanto, o levantamento bibliográfico deste trabalho baseia-se em pesquisas de Bravo (1981), Bardin (2009), de Fonseca (2002) e Krahô (2011). Para a fundamentação teórica, foram utilizados, dentre outros, autores como Graúna (2013), Ribeiro Apinajé (2021), além de Albuquerque e Testa (2021). Os resultados apontam que, mesmo diante da situação de conflito linguístico e intercultural em que se encontram, a comunidade indígena, de modo geral, tenta resistir às influências culturais e linguísticas exteriores, mantendo sua língua, suas atividades culturais e seus saberes tradicionais.
Palavras-chave: Ensino Bilíngue. Educação Escolar. Língua materna
Texto completo:
PDFReferências
ABREU, Marta Virgínia de Araújo Batista. Situação Sociolinguística dos Krahô de Manoel Alves e Pedra Branca: uma contribuição para a educação escolar – (Dissertação). Araguaína:2012.
ALBUQUERQUE, Francisco Edviges (Org.) Dicionário Escolar Apinayé. Belo Horizonte: FALE/UFMG: Núcleo Transdisciplinar de Pesquisas Literaterras, 2012.
ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Os índios na história do Brasil. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2010. 168p.
ALMEIDA, Severina Alves de. A Educação Escolar Apinayé na Perspec
tiva Bilíngue e Intercultural: Um Estudo Sociolinguístico das Aldeias São José e Mariazinha. Araguaína: [s.n], 2011.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.
BRAVO, R. S. Técnicas de investigação social: Teoria e ejercicios. 7 ed. rev. Madrid: Paraninfo, 1991.
GRAÚNA, Graça. Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: Mazza, 2013.
KRAHÔ, Hilário. (2011). Educação indígena e educação escolar indígena e suas diferenças (informação verbal). In: I Seminário Bem Viver Ind
ígena: "O Bem Viver por uma educação libertadora”. 2011. Faculdade Católica Dom Orione, Araguaína/Tocantins, 2011.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281