CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NO ENSINO REGULAR: UM ESTUDO TEÓRICO

Maria das Graças Rodrigues PEREIRA

Resumo


O presente artigo faz parte do trabalho desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa, baseada em livros, artigos científicos jornais e revistas e caracteriza-se em apresentar questionamentos, fundamentos, processos, e práticas do dia-a-dia por dificuldades encontradas por professores. O tema inclusão escolar tem sido amplamente discutida, porém a tarefa inclusão escolar não é das mais simples. No entanto, algumas características associadas à síndrome de Down merecem a atenção de pais e professores, como o aprendizado em um ritmo mais lento. Segundo o dicionário HOUAISS (2001), uma das definições de incluir é envolver. Esta palavra se encaixa bem no contexto escolar, visto que envolver significa comprometer-se, tomar parte em algo. Entende-se que para que haja inclusão é necessário comprometimento por parte de todos os envolvidos, ou seja, alunos, professores, pais, comunidade, diretor, enfim, todos que participam direta ou indiretamente. Deve-se olhar as diferenças com outros olhos, de forma a valorizar o que se pode aprender com elas, e não que elas, as diferenças, impedem o aluno a aprender.

Palavras-chave: Inclusão. Síndrome de Down. Política Educacional Inclusiva.


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Referências


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