ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS NA VIDA ESCOLAR DOS ALUNOS (PÓS-PANDEMIA)

Jéssica Oliveira Borges VELOSO, Francisca da Silva FEITOSA, Maria José de PINHO

Resumo


O Brasil nos últimos dois anos vivenciou uma pandemia com a propagação de um novo tipo de Corona vírus, o SARS-CoV-2, causador da infecção respiratória Covid-19. Diante disso, a problemática desta pesquisa visa compreender quais os desafios encontrados pelos professores no cenário pós-pandêmico. Seu objetivo geral é apresentar um estudo sobre os impactos ocasionados pela pandemia no processo de alfabetização e letramento dos alunos. Como objetivos específicos (I) Conceituar alfabetização e letramento; (II) Compreender o que foi a pandemia do Covid 19; (III) Apresentar os desafios encontrados pelos professores durante a pandemia; (IV) Identificar os impactos evidenciados na vida escolar das crianças no retorno das aulas presenciais. A investigação pretendida é de cunho bibliográfico e documental, com suporte de pesquisas e artigos selecionados aleatoriamente, por meio de livros e artigos científicos publicados em periódicos, assim como na biblioteca virtual da Unitins. Como embasamento teórico, foram utilizados os autores: Tfouni (1998), Soares (2017) Morais (2007), Kleiman (1995), Rangel (2020), Sampaio (2020), Consoante (2020), Falsarella (2004),Santos (2020), Colello (2021) e Freitas (2021); entre outros teóricos. Entender o impacto de uma pandemia no processo educacional é essencial aos docentes que já atuam e aos futuros profissionais da educação, bem como à criação de novas políticas de educação.

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Pandemia. Impactos. Estudos.


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Referências


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