A EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL PROMOVIDA PELO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE) COMO FERRAMENTA MOTIVADORA DOS CUIDADOS BUCAIS PARA CRIANÇAS COM CINCO ANOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Alessandra dos Santos BRITO, Rayssyelle Ferreira GARCIA, Marlene Ribeiro de OLIVEIRA, Lara Carolina D’Araújo Pinto ZAMPIERI

Resumo


A cárie é uma doença multifatorial, que envolve fatores determinantes e modificadores relacionados ao hospedeiro, à dieta e à microbiota em determinado período. Na primeira infância, a cárie pode afetar a qualidade de vida negativamente devido sua rápida evolução e presença de sintomatologia dolorosa. O presente relato objetiva descrever as ações educativas desenvolvidas e apresentar dados coletados por alunos do curso de bacharelado em odontologia da faculdade Gamaliel no PSE do município de Tucuruí/ PA. As estratégias para promoção em saúde bucal no ambiente escolar favorecem o aprendizado, pois as crianças compreendem melhor o que é doença cárie, entendem a necessidade de uma boa higiene oral e do uso do flúor, assim como aimportância de visitar regularmente o dentista. A metodologia de teatro narrativo, com auxílio de macromodelos, colabora positivamente na transmissão de informações e esta atividade lúdica desperta nas crianças os cuidados de higiene oral. Desta maneira, o processo educativo é tornar essa troca de conhecimentos e aprendizados, formadores de sujeitos empoderados para a construção do próprio saber.

Palavras-chave: Doença cárie. Crianças. Educação. Saúde Bucal. Escola.


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