SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ENFOQUE INVESTIGATIVO UTILIZANDO COMO TEMA GERADOR O USO DE CHÁ DE PLANTAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO EJA
Resumo
Esse manuscrito visa apresentar uma sequência didática utilizando como tema gerador o uso de chá de plantas como ferramenta para o ensino de Química no Ensino de Jovens e Adultos. A metodologia do trabalho apresentou abordagem qualitativa e foi desenvolvido em uma escola estadual na cidade de Coari-Amazonas/Brasil. A atividade foi aplicada por meio de uma sequência com enfoque investigativo dividida em sete etapas: Identificação do tema gerador e Planejamento; Implementação do projeto eexecução; atividade investigativa; atividade experimental; Sociabilização e compartilhamento das informações; Avaliação. Os estudantes aplicaram o conhecimento sobre chás relacionando-os ao ensino de química e ressignificaram seus conhecimentos prévios, desenvolvendo as habilidades de forma colaborativa e em equipe. Observou-se que os discentes foram participativos e demonstraram motivação em sociabilizar os aprendizados com a comunidade escolar. O uso de SD utilizando um tema gerador que faz parte da cultura dos estudantes estimulou os alunos do EJA e contribuiu para tornar a aprendizagem mais prazerosa e motivadora, estimulando o pensamento científico, valorizando os conhecimentos individuais e desenvolvendo a autonomia dos discentes.
Palavras-chave: Metodologia ativa. Contextualização. Química orgânica.
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