A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: DESAFIOS E OPORTUNIDADES
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como tema: A influência das Tecnologias no Ensino Fundamental I - Desafios e Oportunidades. O problema central pesquisado foi como as tecnologias influenciam o processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental I, e quais são os desafios e oportunidades apresentados por essa influência. A pesquisa se mostrou necessária para fornecer um indicador a respeito do uso de tecnologias relevantes para o ensino nos primeiros anos de escolarização dos jovens estudantes e para esclarecer se os professores estão conseguindo dar esse passo em direção ao futuro da educação mediado por ferramentas tecnológicas tais como notebooks, projetores de tela, e Wi-Fi. O objetivo geral foi identificar o impacto das tecnologias na educação, especificamente nos ano iniciais, visando compreender como essas influências afetam o processo de ensino e aprendizagem nessa etapa escolar, já o especifico foi investigar de que forma as tecnologias são atualmente utilizadas no contexto dos anos iniciais, descrever os benefícios e desafios da integração das tecnologias no processo educacional para crianças em idade escolar, propor recomendações para a utilização eficaz das tecnologias na educação, visando maximizar os benefícios e minimizar os desafios. No artigo foi utilizado a metodologiada pesquisa qualitativo, os principais autores foram: Silva e Dorigone (2013), Muller A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: DESAFIOS E OPORTUNIDADES. Vanilson Pereira SILVA; José Filho Ferreira NOBRE. JNT Facit Business and Technology Journal. QUALIS B1. ISSN: 2526-4281 - FLUXO CONTÍNUO. 2024 – MÊS DE NOVEMBRO - Ed. 56. VOL. 01. Págs. 356-370-. http://revistas.faculdadefacit.edu.br. E-mail: jnt@faculdadefacit.edu.br. (2015), Caetano (2015). Pela análise dos autores pesquisados, foi possível perceber que a tecnologia é um fator importante no processo educacional do Ensino Fundamental I.
Palavras-chave: Ensino Fundamental I. Desafios. Oportunidades. Tecnologias.
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Elaine Vieira de; CANTUÁRIA, Laiane, Lima dos Santos; GOULART, Joana Corrêa. Os avanços tecnológicos no século xxi: desafios para os professores na sala de aula. Goiânia (G0), V.7, N. 2, 2021. Disponível em:
gilsonxavier,+13+Os+avanços+tecnológicos+no+século+XXI+p.+296-322.pdf Acesso em 17/10/2024.
AQUINO, Jayne Cristina Franco de; Caetano, Luís Miguel Dias. Integração Tecnológica Na Educação Infantil: Perspectivas E Desafios da Prática Docente. Canoas (RS), V. 28 N. 2, 2023. Disponível em: Integração tecnológica na educação infantil: perspectivas
e desafios da prática docente | Educação, Ciência e Cultura Acesso em: 22/10/2024.
AUGUSTO, Cleiciele Albuquerque; SOUZA, José Paulo de; DELLAGNELO, Eloise Helena Livramento. Pesquisa Qualitativa: rigor metodológico no tratamento da teoria dos custos de transação em artigos. Piracicaba-SP. 2007. Disponível em: v51 n4.indb (scielo.br) Acesso em 29/05/2024 .
BORGUESAN, Ana Beatriz; BASSI, Marya Eduarda; NICOLAU, Thiago Ferigati Squiapati.
Os desafios as contribuições da tecnologia nos anos iniciais do ensino
fundamental em tempos de pandemia. Bebedouro, (SP) 2024. Disponível em:
pdf (unifafibe.com.br) Acesso em; 25/09/2024.
BRANCO, Emerson Pereira; ADRIANO, Gisele; ZANATTA, Shalimar, Calegari. Educação E TDIC: Contextos E desafios Das Aulas Remotas Durante A Pandemia Da Covid-19. Maceió (AL), Vol. 12 | Número Especial 2 | 2020 Disponível em: Vista do
Educação e TDIC: contextos e desafios das aulas remotas durante a pandemia da
COVID-19 (ufal.br). Acesso em; 10/10/2024.
CAMPOS, Thamara Barbosa de Melo; SILVA, Ingrid Fernandes da; GUTIERREZ Silas. Os Desafios do uso da Tecnologia no Ensino FundamentalI. Osasco (SP) 2019. Disponível em: DialnetOsDesafiosDoUsoDaTecnologiaNoEnsinoFundamentalI7328739.pdf Acesso em; 25/09/2024.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281