A IMPORTÂNCIA DOS NÚCLEOS DE PRÁTICAS JURÍDICAS DA UNIVERSIDADE DO CURSO DE DIREITO EM CONCORDÂNCIA COM O PRINCÍPIO DO ACESSO À JUSTIÇA
Resumo
O direito ao acesso à justiça é uma garantia constitucional balizada pelos direitos fundamentais. Nesse contexto, os Núcleos de Práticas Jurídicas dos cursos de Direito, tem sido uma ferramenta importante na concretização do referido direito, isso porque é inegável que os recursos estatais são finitos e aliado a isso, o exaurimento do sistema jurisdicional necessita de soluções eficientes e eficazes. Sendo, portanto, os Núcleos, uma oportunidade para que a comunidade tenha para além do acesso à justiça, a gratuidade de tal. Assim, O presente trabalho justifica-se com o ânimo de contribuir com a identificação do efetivo acesso à justiça na sociedade de forma geral por meio dos Núcleos de Práticas Jurídicas, tal como sua importância frente ao desenvolvimento cognitivo dos alunos, que seguirão para o mercado de trabalho. Será demonstrado ainda as dificuldades encontradas pelo Estado ao longo do processo de implementação de tal garantia constitucional. A pesquisa foi desenvolvida se utilizando uma abordagem qualitativa de natureza básica, sendo conduzida pelo método dedutivo; com auxílio de pesquisa bibliográfica, a escolha por tal, se justifica pela possibilidade de analisar a conexão entre a garantia constitucional e o Núcleo de Práticas Jurídicas, bem como a sua aplicabilidade para a sociedade.
Palavras-chave: Acesso à justiça. Prática jurídica. Gratuidade da justiça. Garantia fundamental.
Texto completo:
PDFReferências
ARAÚJO, Sérgio Luís de Holanda Barbosa Sales. A vítima de criminalidade e abuso de poder e a missão constitucional da defensoria pública. São Paulo: Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2015.
BRASIL. Lei Complementar n. 90 de 1994. Disponível em:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp80.htm. Acesso em: 30 agos. 2024.
CARNAÚBA, Aline Soares L. Coleção Método Essencial - Direito Constitucional. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2022. E-book. ISBN 9786559644186. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786559644186/. Acesso em: 12 set. 2024.
CARVALHO, Leandro Coelho de. As atribuições da defensoria pública sob a ótica do acesso à ordem jurídica justa. In: Revista de Processo. v. 33. n. 156. fev, 2008, p. 204-224.
COSTA, Nelson Nery. Manual do Defensor Público. Rio de Janeiro, GZ Editora, 2010, p. 43.
CNE. Resolução n. 9/2004: Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito e dá outras providências. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces09_04.pdf. Acesso em: 12 set. 2024.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281