A ATUAÇÃO DO ORTODONTISTA FRENTE A SÍNDROME DA APNEIA/HIPOPNEIA OBSTRUTIVA DO SONO (SAOS): UMA REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
A Síndrome da Apneia/Hipopneia Obstrutiva do sono (SAOS) é uma doença crônica, multifatorial, de alta morbidade e mortalidade. Quando não tratada pode levar a serias consequências tanto na criança, quanto no adulto. Sua etiologia está associada a idade, sexo, fatores hormonais, fatores anatômicos, genética, gordura corporal, postura, síndrome de Down, acromegalia e hipotireoidismo. O diagnóstico precoce é crucial para evitar a progressão e consequências que a doença pode levar, podendo ser feito através da aplicação de questionários, história clínica, exame físico, exames como a Cefalometria e a polissonografia também podem ser utilizados, sendo o último de suma importância para confirmação do diagnóstico e estabelecimento da gravidade da doença. A ortodontia se faz presente no diagnóstico e tratamento da SAOS, podendo participar ativamente da equipe de profissionais especializados em distúrbios do sono juntamente com o médico. Atualmente, dentre as opções terapêuticas os dispositivos intraorais têm sido os mais empregados devido sua simplicidade, baixo custo e aceitabilidade por parte do paciente. O objetivo dessa revisão de literatura é esclarecer os principais aspectos relacionados a SAOS, especialmente no diagnóstico e tratamento, bem como elucidar as atribuições do ortodontista frente a essa doença.
Palavras-chave: Aparelhos intraorais. Ortodontia. SAOS.
Texto completo:
PDFReferências
A odontologia na medicina do sono: o papel do cirurgião-dentista na terapia do ronco e apneia do sono. In. QUINTELA, M. M., YOSHIDA, A. H. Ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares. p.873-882, 2004.
BASSO, G. L. Cirurgia ortognática para tratamento da síndrome apneia obstrutiva do sono. Artigo de conclusão do curso de Bacharelado em Odontologia - Centro Universitário
do Planalto Central Aparecido dos Santos. Gama - DF, 2022.
BASTOS, P. L. et al. Aparelhos intraorais e sua eficácia no tratamento de pacientes com ronco primário e com síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono (SAOS): uma revisão de literatura. RFO, Passo Fundo, v. 22, n. 1, p. 130-136, jan./abr. 2017.
BITTENCOURT, L. R. A., CAIXETA, E. C. Critérios diagnósticos e tratamento dos distúrbios respiratórios do sono: SAOS. J Bras Pneumol, v.36, n.2, p. 1-5, 2010.
BRASILEIRO, H. Síndrome Da Apneia E Hipopneia Obstrutiva Do Sono – Sahos. Rev. Fac. Ciênc. Méd, Sorocaba, v. 11, n. 1, p. 1 - 3, 2009.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281