A ATUAÇÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO PRECOCE DA AGENESIA DENTAL

Itallo Quaresma da Cunha FERREIRA, Jose Lucas Rocha MELO, César Magno Costa CARVALHO, Lídia Maria Lourenço Costa BARBETTA, João Nivaldo Pereira GOIS

Resumo


Introdução: A agenesia dental é uma condição congênita caracterizada pela ausência de um ou mais dentes na cavidade oral. Essa condição afeta significativamente a estética, a função mastigatória e a saúde bucal dos pacientes pediátricos. Objetivo: Avaliar o manejo adequado da agenesia dental que requer uma abordagem multidisciplinar, com a participação de diferentes especialidades odontológicas. Metodologia: Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, com método exploratório na base de dados da google acadêmico e pudmed, entre os anos 2010 a 2024, de modo a possibilitar maior conhecimento sobre as questões abordadas. Revisão de Literatura: Observa-se que a ausência de um ou mais dentes permanentes pode ter um impacto negativo na autoestima e na qualidade de vida dos pacientes, especialmente em crianças e adolescentes. No entanto, a ideia de autocuidado e bem- estar tem ganhado destaque, dado que as pessoas estão mais conscientes da importância de cuidar de si mesmas, tanto fisicamente quanto emocionalmente. Isso inclui a preocupação com a aparência e a busca pela melhoria dá saúde bucal. Considerações finais: Nesse contexto, o Cirurgião-Dentista desempenha um papel fundamental na detecção precoce, diagnóstico, planejamento de tratamento e acompanhamento desses pacientes.

Palavras-chave: Agenesia Dental. Cirurgião-dentista. Tratamento. Diagnóstico.


Texto completo:

PDF

Referências


Oliveira A K M. Zasso F. Agenesias Dentárias. Anais de Odontologia/ISSN 2526- 9437, 2016; 1(1): 5-6.

Ferreira R F. Franzin L C S. Agenesia dentária: importância deste conceito pelo cirurgião-dentista. Rev. Uningá Review, 2014; 19(3): 61-65.

Garib D G. Alencar B M. Ferreira F V. Ozawa T O. Anomalias dentárias associadas: o ortodontista decodificando a genética que rege os distúrbios de desenvolvimento dentário. Rev. Dental Press Journal of Orthodontics, 2010; 15: 138-157.

Gonçalves J R. COMO ELABORAR UMA RESENHA DE UM ARTIGO ACADÊMICO OU CIENTÍFICO. Rev. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, 2020; 3(7): 95-106.

Gomes R. Agenesia dentária: avaliação clínica e molecular. [Tese de Doutorado]. Brasília: Universidade de Brasília Faculdade de Ciências da Saúde; 2015.

Moreira F A. Agenesia dos incisivos laterais superiores: prevalência, diagnóstico e tratamento. [Tese de Doutorado]. Porto: Universidade Fernando Pessoa; 2017.

Pinho, T. Maciel P. Lemos C. Sousa A. Agregação familiar de agenesia de incisivos laterais superiores. Rev. J Dent Res, 2010; 89(6): 621-5.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281