OS DESAFIOS DA RESSOCIALIZAÇÃO DOS APENADOS: COMO A ESCASSEZ DE RECURSOS AFETA O SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO?
Resumo
Apesar do dever estatal de reabilitar os presos e de utilizar a pena como instrumento de dissuasão do crime e prevenção da reincidência, o sistema de ressocialização no Brasil tem se mostrado ineficaz ao não assegurar as garantias necessárias para a reintegração social plena dos egressos. Este estudo explora os principais desafios da execução penal, evidenciando como as condições do sistema carcerário influenciam a ressocialização dos apenados e impactam negativamente suas trajetórias após o cumprimento da pena. Embora a Lei de Execução Penal(Lei nº 7.210/1984) estabeleça diretrizes claras para a reintegração dos presos, a realidade carcerária brasileira ainda impede a concretização desse objetivo. A superlotação, a escassez de recursos destinados à infraestrutura, a ausência de programas adequados de educação e trabalho formam um contexto em que a reincidência se torna altamente provável. Por meio de uma revisão bibliográfica, a pesquisa enfatiza a necessidade urgente de reformas estruturais e investimentos no sistema prisional que, contribuam para a redução da reincidência criminal no país.
Palavras-chave: Ressocialização. Sistema Penitenciário. Políticas Públicas. Reincidência. Investimentos.
Texto completo:
PDFReferências
BARROSO, Luís Roberto, A Dignidade da Pessoa Humana no Direito Constitucional Contemporâneo: Natureza Jurídica, Conteúdos Mínimos e Critérios de Aplicação. p 38. Mimeografado, dezembro de 2010.
BECCARIA, Cesare. Dos Delitos e Das Penas. 1 Edição, Editora Rideel:São Paulo, 2003.
BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal. 6a ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Art. 5°. Disponível
em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acessado em: 19 de maio de 2024.
BUSSINGER, Vanda Valadão. Fundamentos dos direitos humanos In Revista Serviço Social e Sociedade. Ano XVIII, no. 53. São Paulo: Cortez, março de 1997.
CAMIMURA, Lenir. Superlotação prisional: Judiciário brasileiro apresenta iniciativas em evento nas Filipinas. CNJ, 2023. Disponível em:https://www.cnj.jus.br/superlotacao-prisional-judiciario-brasileiro-apresenta-iniciativas-em-evento-nas-filipinas/. Acessado em 09 de novembro de 2024.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281