IMPORTÂNCIA DA ORTODONTIA NO TRATAMENTO DA CLASSE II NA FASE DA DENTADURA MISTA: REVISÃO DE LITERATURA

Glaity Viana GOMES, Paulo Márcio de Mendonça PINHEIRO

Resumo


A ortodontia é uma especialidade da odontologia que visa a corrigir desarmonias dentofaciais e promover a funcionalidade e estética do sorriso. A Classe II, também conhecida como retrognatia mandibular, é uma das maloclusões mais comuns encontrados na prática clínica. Este trabalho tem como objetivo discutir e analisar a importância do tratamento ortodôntico na dentadura mista, especificamente para casos da Classe II, e suas implicações funcionais. A pesquisa é bibliográfica e se efetivou mediante seleção criteriosa e revisão de artigos científicos e demais produções teóricas, após consulta nas bases de dados PubMed, Scopus, Google Scholar, Lilacs e Scielo, além de bibliotecas digitais. Discutimos a eficácia dos diferentes métodos de tratamento, debatendo, também, a importância do acompanhamento contínuo do paciente, considerando a fase de crescimento na dentadura mista para obtenção dos melhores resultados possíveis. Os resultados evidenciam que o tratamento da Classe II na dentadura mista é decisivo para garantir não apenas a melhoria estética, mas principalmente a funcionalidade do sistema estomatognático. A atuação do ortodontista nesse processo é primordial na promoção da saúde oral e na qualidade de vida do paciente. À guisa de conclusão, esperamos, com esse trabalho, contribuir para a literatura acadêmica sobre ortodontia e promover uma melhor compreensão sobre a importância do tratamento adequado da Classe II na dentadura mista, buscando sempre resultados que favoreçam a saúde e a qualidade de vida dos pacientes.

Palavras-chave: Ortodontia. Classe II. Maloclusões. Dentadura mista.Saúde oral.


Texto completo:

PDF

Referências


AL-ALI, M. H.; AL-SHAHRANI, A. A.; KHOLOUD, R. H. (2021). The Impact of Early Orthodontic Treatment on Speech and Quality of Life in Children. International Journal of Health Sciences, 15(2), 124-132. Disponível:https://atenaeditora.com.br/catalogo/revista/international-journal-of-health-science. Acesso em: 20-out-2024.

CHIZZOTTI, Antonio. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, vol. 16, n° 2, pp. 221-236, Braga/Portugal, 2003. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com. Acesso em: 09-dez2024.

FERNANDES, H. R., & ALMEIDA, M. L. (2019). Impactos da respiração bucal na odontopediatria. Revista Brasileira de Odontopediatria, 22(2), 75-82. Disponível: https://www.scielo.br/j/pboci/. Acesso em: 20-out-2024.

FERRAZ, K. F., DE OLIVEIRA, R. F., & DE LIMA, T. F. (2016). Autoestima e saúde oral: uma revisão de literatura. Revista Brasileira de Odontologia, 73(1), 45-50. Disponível:

https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo. Acesso em: 20-out-2024.

GHOSH, J.; NANDA, R. (2020). Growth Modification in Orthodontics: A Review. The Journal of Clinical Orthodontics, 54(4), 233-246. Disponível: https://www.jcoonline.com/. Acesso em: 20-out-2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281