LASERTERAPIA COMO ABORDAGEM PROMISSORA NO TRATAMENTO DA MUCOSITE ORAL
Resumo
Introdução: A mucosite oral (MO) é uma condição patológica e debilitante caracterizada por um processo inflamatório e ulcerativo da mucosa oral decorrente dos tratamentos antineoplásicos. Tal condição é capaz de limitar as funções orais básicas, como também gerar problemas de ordem nutricional e psicológica, afetando negativamente a qualidade de vida do paciente e a capacidade de resistir ao tratamento oncológico. Atualmente, as estratégias de manejo da MO consistem principalmente em cuidados paliativos com características de suporte e prevenção de infecções. Contudo, dentre as modalidades de controle, a aplicação da laserterapia tornou-se promissora. Objetivo: Evidenciar os efeitos da laserterapia no tratamento da MO em pacientes oncológicos, bem como apresentar sua eficácia e seus benefícios. Material e Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica, no qual buscou-se publicações nas plataformas PubMed, Scielo e Google Acadêmico no período entre 2019 e 2023. Resultados: Os estudos exibiram que a laserterapia apresenta resultados significativos através de sua atuação biológica que abrange diferentes estágios, desde as fases iniciais à resolução da lesão. Conclusão: A laserterapia possibilita melhor qualidade de vida ao paciente por propiciar alívio da sintomatologia dolorosa, evitando o comprometimento nutricional e infecções secundárias, além de interrupções no tratamento oncológico, o que contribui positivamente para o prognóstico do paciente. No entanto, a revisão da literatura revela que, apesar de sua eficácia comprovada, a sua principal limitação é a ausência de um protocolo padronizado, evidenciando a necessidade de pesquisas futuras para estabelecer diretrizes claras de aplicação.
Palavras-chave: Mucosite Oral. Tratamentos Antineoplásicos. Terapia a laser de baixa intensidade.
Texto completo:
PDFReferências
ALVES, C. Z. F. Laserterapia na prevenção e tratamento da mucosite oral em pacientes oncológicos: revisão de literatura. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia). São Luís: Centro Universitário UNDB, 2021.
BEZERRA, A.S. Laser de baixa intensidade na prevenção e tratamento da mucosite oral: revisão integrativa. 2020. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia). Gama/DF: Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC), 2020.
BRITO, L. A. S. Estimulação celular cicatricial por meio da laserterapia: revisão de literatura. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia). São Luís: Centro Universitário UNDB, 2021.
CARDOSO, F. L. et al. Manejo odontológico dos efeitos colaterais da terapia oncológica. Sociedade, Ciência e tecnologia, nov. 2020.
CASTRO, K. N., et al. Efeitos adversos dos quimioterápicos na cavidade oral. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences. v. 5, n. 3, p. 1100-1115, 2023.
CASTRO, K. N.; MEDEIROS, L. D.; PEREIRA, C. M. Efeitos adversos dos quimioterápicos na cavidade oral. Centro Interdisciplinar de Pesquisa, 2023.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281