LASERTERAPIA COMO ABORDAGEM PROMISSORA NO TRATAMENTO DA MUCOSITE ORAL

Caroline Aparecida Cunha FERREIRA, Elisângela de Souza Santos DIAS, Natália Ximenes MARQUES, Otávio de Alvarenga ALVES, Rosane Maria dos SANTOS, Sandy de Cássia BATISTA

Resumo


Introdução: A mucosite oral (MO) é uma condição patológica e debilitante caracterizada por um processo inflamatório e ulcerativo da mucosa oral decorrente dos tratamentos antineoplásicos. Tal condição é capaz de limitar as funções orais básicas, como também gerar problemas de ordem nutricional e psicológica, afetando negativamente a qualidade de vida do paciente e a capacidade de resistir ao tratamento oncológico. Atualmente, as estratégias de manejo da MO consistem principalmente em cuidados paliativos com características de suporte e prevenção de infecções. Contudo, dentre as modalidades de controle, a aplicação da laserterapia tornou-se promissora. Objetivo: Evidenciar os efeitos da laserterapia no tratamento da MO em pacientes oncológicos, bem como apresentar sua eficácia e seus benefícios. Material e Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica, no qual buscou-se publicações nas plataformas PubMed, Scielo e Google Acadêmico no período entre 2019 e 2023. Resultados: Os estudos exibiram que a laserterapia apresenta resultados significativos através de sua atuação biológica que abrange diferentes estágios, desde as fases iniciais à resolução da lesão. Conclusão: A laserterapia possibilita melhor qualidade de vida ao paciente por propiciar alívio da sintomatologia dolorosa, evitando o comprometimento nutricional e infecções secundárias, além de interrupções no tratamento oncológico, o que contribui positivamente para o prognóstico do paciente. No entanto, a revisão da literatura revela que, apesar de sua eficácia comprovada, a sua principal limitação é a ausência de um protocolo padronizado, evidenciando a necessidade de pesquisas futuras para estabelecer diretrizes claras de aplicação.

Palavras-chave: Mucosite Oral. Tratamentos Antineoplásicos. Terapia a laser de baixa intensidade.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, C. Z. F. Laserterapia na prevenção e tratamento da mucosite oral em pacientes oncológicos: revisão de literatura. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia). São Luís: Centro Universitário UNDB, 2021.

BEZERRA, A.S. Laser de baixa intensidade na prevenção e tratamento da mucosite oral: revisão integrativa. 2020. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia). Gama/DF: Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC), 2020.

BRITO, L. A. S. Estimulação celular cicatricial por meio da laserterapia: revisão de literatura. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia). São Luís: Centro Universitário UNDB, 2021.

CARDOSO, F. L. et al. Manejo odontológico dos efeitos colaterais da terapia oncológica. Sociedade, Ciência e tecnologia, nov. 2020.

CASTRO, K. N., et al. Efeitos adversos dos quimioterápicos na cavidade oral. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences. v. 5, n. 3, p. 1100-1115, 2023.

CASTRO, K. N.; MEDEIROS, L. D.; PEREIRA, C. M. Efeitos adversos dos quimioterápicos na cavidade oral. Centro Interdisciplinar de Pesquisa, 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281