BIOSSEGURANÇA EM LABORATÓRIOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Victor Almeida RIVERO, Wagner dos Santos MARIANO

Resumo


A Biossegurança em laboratório atua na proteção de acadêmicos, professores, pesquisadores, pessoal de apoio e também no meio ambiente, garantindo a segurança, especialmente no que diz respeito ao manuseio de agentes biológicos potencialmente danosos à saúde. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa cujo objetivo foi discutir a Biossegurança em ambientes acadêmicos, de saúde e de trabalho, por meio de uma revisão integrativa da literatura com material publicado entre 2000 e 2024, fazendo uso das plataformas de dados Google Scholar, SciELO, PubMed e Bibliotecas digitais. A revisão integrativa revela que, apesar dos avanços nas normas de Biossegurança e na conscientização sobre a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), ainda existem lacunas significativas na formação e na prática dos profissionais, devido à falta de informações disponíveis acerca da temática estudada, estas lacunas podem comprometer a segurança, bem como a saúde no ambiente laboratorial. Concluise que é essencial promover uma formação contínua e a implementação rigorosa das diretrizes de Biossegurança para garantir um ambiente seguro para todos os envolvidos. Ressalta-se a necessidade de uma abordagem sistemática e crítica em relação à Biossegurança em laboratórios, enfatizando que a educação e conscientização são essenciais para a saúde coletiva.

Palavras-chave: Biossegurança. Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Normal de Biossegurança. Revisão integrativa. Conscientização.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Alícia Mara Dantas de., DINIZ, Maria Luiza Oliveira. Biossegurança no Laboratório de Microbiologia dos Alimentos do Campus Currais Novos. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do

Norte. Orientadora: Profª. Me. Dayana do Nascimento Ferreira. Disponível:https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle. Acesso em: 02-dez-2024.

ALMEIDA, C. J.; RIBEIRO, A. S. (2022). A cultura de segurança em laboratórios acadêmicos: desafios e oportunidades. Cadernos de Segurança e Saúde Pública, 8(3), 201-215. Disponível: https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp. Acesso em:

- dez-2024.

ALMEIDA, José Luiz Telles de. Biossegurança no Ano 2010: o Futuro em Nossas Mãos? 16ª Conferência Mundial sobre Bioética, Ética Médica e Direito Sanitário. Disponível: Disponível: https://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista/ Acesso

em: 02-dez-2024.

ALMEIDA, R. S., et al. (2022). Desafios na implementação de EPIs em laboratórios de saúde: uma revisão. Revista Brasileira de Segurança no Trabalho, 15(3), 45-56. Disponível: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rebrast. Acesso em: 02-dez-2024.

ANVISA. (2018). Resolução RDC nº 222 de 28 de março de 2018. Dispõe sobre o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Brasília: Disponível em: www.gov.br/anvisa. Acesso em: 02-dez-2024.

ARAÚJO, Enilma Marques., VASCONCELOS, Simão Dias. Biossegurança em laboratórios universitários: um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco. Rev. bras. Saúde Oocup. 29 (110) • 2004 • https://doi.org/10.1590/S0303-76572004000200005. Disponível: https://www.scielo.br. Acesso em: 02-dez-2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281