PLANO INSTITUCIONAL PARA O USO RESPONSÁVEL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (PIIA) DA/NA FACULDADE DE CIÊNCIAS DO TOCANTINS - FACIT

Severina Alves de ALMEIDA, Ângela Maria SILVA, Carollyne Mota Tiago MOREIRA, Jocirley de OLIVEIRA, Denyse Mota da SILVA

Resumo


Tendo como fundamento teórico o documento “Sugestões de Política Pública de IA para o Ensino Superior Brasileiro” (SEMESP, 2024)1, assim como o “Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) 2024-2028 - Plano IA para o Bem de Todos” (Brasil, 2023)2, elaboramos e publicamos o “Plano Institucional Para o Uso Responsável da Inteligência Artificial (PIIA)” da Faculdade de Ciências do Tocantins FACIT. O intuito é contribuir com a capacitação da comunidade acadêmica, especificamente Gestão, Docência, Discência, Pesquisa e Extensão, visando a atendê-los em suas dúvidas quanto ao uso responsável e ético da Inteligência Artificial em suas demandas acadêmico-científica. Isso porque a crescente presença da IA na Educação Superior exige uma abordagem estruturada para sua integração. Ferramentas como ChatGPT, DALL-E, Midjourney e outras, têm o potencial de transformar a aprendizagem, mas não obstante levantam questões Éticas e de segurança. Nesse sentido, o plano aqui apresentado é fundamental para orientar o uso dessas tecnologias, maximizando seus benefícios enquanto minimiza os riscos associados.

Texto completo:

PDF

Referências


BATES, Tony. Teaching in a Digital Age: Guidelines for Designing Teaching and Learning. Tony Bates Associates Ltd, 2015.

BIRD, Terese; McCAFFREY, Patrick M. (2021). Data Privacy and Security in Education. New York: Routledge.

BRASIL. (2023). Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) 2024-2028 -Plano IA para o Bem de Todos. Disponível: https://www.gov.br/mcti/ptbr/acompanhe-o mcti/cct/legislacao/arquivosIA. Acesso em: 28-dez-2024.

COMISSÃO EUROPEIA. (2020). White Paper on Artificial Intelligence: A European approach to excellence and trust. Disponível em:

https://commission.europa.eu/publications. Acesso em: 10-jan-2025.

CRANFORD, K. (2021). Atlas of AI: Power, Politics, and the Planetary Costs of Artificial Intelligence. Yale University Press.

DEWEY, John. Democracy and Education: An Introduction to the Philosophy of Education. New York: Macmillan, 1916.

DOMINGOS, Pedro. The Master Algorithm: How the Quest for the Ultimate Learning Machine Will Remake Our World. New York: Basic Books, 2015.

FULLAN, Michael.(2001). Leading in a Culture of Change.San Francisco: Jossey-Bass.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281