TERAPIA FOTODINÂMICA NA ENDODONTIA: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Resumo
A persistência de bactérias nos canais radiculares é um problema enfrentado por muitos cirurgiões-dentistas. Uma das principais causas do insucesso endodôntico é a persistência de microrganismos, principalmente Enterococcus faecalis, que é o mais encontrado, mesmo após o preparo químico-mecânico. Nesse sentido, a terapia fotodinâmica (PDT) é uma ferramenta eficiente para atuar em conjunto com o tratamento endodôntico, pois sua fonte de luz, associada a um fotossensibilizador em um meio com oxigênio, causa danos às células dos microrganismos. Logo, neste artigo, relata-se a importância do laser no tratamento endodôntico, com o objetivo de alcançar excelentes resultados no preparo do canal radicular.
Palavra-chave: Bactérias. Insucesso endodôntico. Terapia fotodinâmico.
Texto completo:
PDFReferências
Lacerda M., et al. Infecção secundária e persistente e sua relação com o fracasso do
tratamento endodôntico. Revista brasileira de odontologia, 2016; 73: 212.
Werlang, A. I. et al. Insucesso no tratamento endodôntico: uma revisão de literatura.
Rev. inf. cient. tec. cuba. ser. bioméd., La Habana, v. 5, n. 6, p. 1-17, 2016.
Mohammadi Z, Jafarzadeh H, Shalavi S, Kinoshita J-I. Photodvnamic Therapy in Endodontics. J Contemp Dent Pract. 1o de junho de 2017;18(6):534-8.
Trindade AC, De Figueiredo JAP, Steier L, Weber JBB. Photodynamic Therapy in Endodontics: A Literature Review. Photomed Laser Surg. 26 de fevereiro de 2015;33(3):175–82.
Arneiro RAS, Nakano RD, Antunes LAA, Ferreira GB, Fontes KBFC, Antunes LS. Efficacy of antimicrobial photodynamic therapy for root canals infected with Enterococcus faecalis. J Oral Sci. dezembro de 2014;56(4):277-85.
Siqueira MBLD, Lúcio PSC, Catão MHC de V. A terapia com laser em especialidades odontológicas. Rev Cuba Estomatol. 2 de maio de 2015;52(2):19–24.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281