O TELETRABALHO (HOME OFFICE) E A CLT: ESPECIFICAÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA TRABALHADORES E EMPREGADORES – UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Diocleciana Ferreira de França ROCHA, Laiza Cristina Pereira FELIX, Severina Alves de ALMEIDA

Resumo


O artigo discute o teletrabalho, trabalho home office, no contexto da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), destacando a importância de entender as especificações, implicações e regulamentações que regem essa modalidade de trabalho. O objetivo geral é estudar e analisar as especificações e implicações do teletrabalho (home office) a partir da CLT, identificando as principais características, direitos e obrigações de trabalhadores e empregadores. A metodologia utilizada inclui uma revisão sistemática da literatura sobre o tema e sua abrangência, bem como uma análise das normas e regulamentações aplicáveis. Os procedimentos envolvem a seleção e análise de artigos, textos legais, jurisprudência e doutrina relacionados ao estudo. Os dados foram coletados a partir de uma criteriosa busca nas bases PubMed; Scopus; Web of Science; Google Scholar; Scielo; e CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a partir dos seguintes descritores: Teletrabalho; Home office; Trabalho remoto; Consolidação das Leis do Trabalho (CLT); Direito trabalhista; Trabalhadores e empregadores. Os resultados mostram que o trabalho home office na CLT apresenta características que devem ser consideradas pelos trabalhadores e empregadores, incluindo a necessidade de acordo escrito, a garantia de direitos trabalhistas e a importância da segurança e saúde no trabalho. Finalmente, o artigo destaca a importância de entender as especificações do trabalho home office na CLT para garantir os direitos dos trabalhadores e reforçar as obrigações dos empregadores. Além disso, enfatiza a necessidade de regulamentações claras e específicas para essa modalidade de trabalho, visando a proteger os trabalhadores e promover a eficiência e produtividade no trabalho.

Palavras-chave: Teletrabalho. Home office. Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Trabalho remoto. Trabalhadores e empregadores.


Texto completo:

PDF

Referências


ALLEN, T. D. et al. (2017). Boundary management and work-life balance: A systematic review. Journal of Vocational Behavior, 98, 137-146. https://www.sciencedirect.com/journal/journal-of-vocational-behavior. Acesso em: 27-jun-2025.

BECKERS, D. G. J. et al. (2018). Work-home interference and well-being: A study among Dutch employees. Journal of Occupational and Environmental Medicine, 60(5), 453-461. Disponível: https://oem.bmj.com. Acesso em:27-jun-2025.

BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho. Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm. Acesso em: 23 jun. 2025.

BRASIL. Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017. Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para adequar à modernização das relações de trabalho. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13467.htm. Acesso em: 23 jun. 2025.

DAVENPORT, T. H. (2005). Thinking for a Living: How to Get Better Performances and Results from Knowledge Workers. Harvard Business School Press. Disponível: https://www.researchgate.net/publication/248078273_Thinking_for_ A_Living_How_to_Get_Better_Performance_and_Results_from_Knowledge_Workers. Acesso em: 26- jun-2025.

DELGADO, M. G. Curso de Direito do Trabalho. 20. ed. São Paulo: LTr, 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281